CEO da Nvidia diz que inteligência artificial permitirá que todos sejam programadores

Os programas de Inteligência Artificial generativos mais avançados, principalmente o ChatGPT, se tornaram um assunto de destaque nos últimos dias, principalmente porque tem tudo para se tornar um novo grande passo na história da computação. E quem concorda com isso é o CEO da Nvidia, Jensen Huang, que revelou que esse avanço fará com que qualquer pessoa possa se tornar um programador.

O CEO falou sobre o assunto durante uma teleconferência de resultados da Nvidia que aconteceu essa semana, em relação ao terceiro trimestre fiscal da empresa em 2023. Os resultados foram bons, superando até mesmo as expectativas, principalmente nos produtos de data center.

Leia também:

Jornalista “engana banco” com voz falsa gerada por inteligência artificial
DJ David Guetta recria voz do rapper Eminem com Inteligência Artificial em sua música

Inteligência Artificial transformará linguagem de programação

Inteligência Artificial

Durante a teleconferência, Jensen Huang falou um pouco sobre esse novo assunto, revelando que a Inteligência Artificial vai permitir que qualquer ser humano possa se tornar um programador mesmo sem entender muito bem sobre codificação. Segundo ele, a pessoa só precisará dizer para a IA o que quer criar e a IA fará essa parte de códigos.

Huang ainda definiu a nova tecnologia como a próxima grande novidade no mundo da computação. Isso porque houve ainda algumas discussões a respeito dos produtos de Inteligência Artificial da própria empresa. Durante a parte das perguntas e respostas, sobre o ChatGPT, ele declarou que:

“Agora percebemos – o mundo agora percebe – que talvez a linguagem humana seja uma linguagem de programação de computador perfeitamente boa”

Ele revelou que o programa acabou surpreendendo a muitos a partir de um truque simples, que foi “executar tarefas e habilidade para as quais nunca foi treinado”. Huang quis dizer que o programa consegue simplesmente traduzir a linguagem humana em linguagem da computação rapidamente.

“Ele pode ser solicitado em linguagem humana, mas saída Python, saída Cobalt, uma linguagem que poucas pessoas se lembram, saída Python para Blender, um programa 3D. Portanto, é um programa que escreve um programa para outro programa.”

Futuro dos programadores está em risco?

É interessante pensar assim, principalmente pensar em programas que podem escrever programas, já que isso pode tornar o processo mais rápido e mais fácil. Porém entra um grande X da questão que seria praticamente retirar da jogada os humanos com esse tipo de habilidades.

Se tudo acontecer como Huang prevê, só será preciso entender a linguagem humana para fazer programas, ou seja, ela se tornará a nova linguagem de programação.

“Agora percebemos – o mundo agora percebe que talvez a linguagem humana seja uma linguagem de programação de computador perfeitamente boa. Democratizamos a programação de computadores para todos, quase qualquer um que pudesse explicar em linguagem humana uma determinada tarefa a ser executada.”

Ele também revelou que acredita que estamos entrando em uma nova era da computação, e que isso vai ser revolucionário e mudar o mundo inteiro. Isso porque os próprios produtos de IA da Nvidia viram um crescimento de demanda muito grande e, segundo ele “passou do teto” nos últimos 2 meses.

“Todo mundo que desenvolve software está ou alerta ou trabalhando ativamente em algo como o ChatGPT para ser integrado em seu aplicativo ou serviço”

Embora pareça algo muito longe de realmente acontecer, o fato é que tudo indica que não vai demorar tanto assim. Recentemente já é possível ver exemplos de programas de IA que ajudaram em processos como por exemplo design de semicondutores.

Além disso, a própria Google já está trabalhando com uma IA específica para codificar. Porém ainda não há evidências concretas de que o ChatGPT ou qualquer outro programa do tipo já está preparado para simplesmente entregar um código completo quando solicitado por alguém que não tem nenhum conhecimento técnico.

Mesmo que isso venha a acontecer no futuro, ainda será preciso ter mão de obra humana para que sejam entregue os prompts, então isso é um sinal de que quem tem conhecimento nessa área não se tornará obsoleto e nem está correndo tanto perigo assim.

Fonte: pcgamer

Postado por
Redatora apaixonada por tecnologia, séries e jogos. Adoro explorar tendências tech, mergulhar no universo geek e transformar tudo isso em conteúdo que conecta e inspira!
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Localize algo no site!