Bloqueadores de anúncios estão com os dias contados, pelo menos no Google Chrome

O Google divulgou o calendário de liberação de uma atualização polêmica. A partir de 2023, o Google Chrome colocará em prática o Manifest V3. Trata-se de uma atualização que visa trazer mais privacidade aos usuários. Porém, a polêmica reside no fato de que os plugins bloqueadores de anúncios, popularmente conhecidos como ad blockers, serão proibidos.

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Sobre o Manifest V3

A atualização Manifest V3 está sendo debatida desde que o documento se tornou público pela primeira vez, em 2019. Na época já estava em vigor o Manifest V2, que alterou a política do Google em relação aos plugins bloqueadores de anúncios. E nessa época já haviam críticos ferrenhos ao Manifest V2. Imagine só o que eles acharam quando o Manifest V3 se tornou público.

Em 2020 o Google lançou a versão 88 do Chrome, que já implementou os primeiros vestígios do Manifest V3. E, mais uma vez, a comunidade de usuários se manifestou desfavoravelmente ao Manifest V3. A justificativa da gigante das buscas sempre foi a mesma, ou seja, levar mais privacidade para os usuários.

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No entanto, só foi em 2022 que o Manifest V3 realmente começou a tomar forma. Por exemplo, em fevereiro desse ano a Chrome Web Store deixou de aceitar extensões baseadas no padrão Manifest V2. E na semana passada o gerente de produto do Google, David Li, divulgou o roadmap para a implementação do Manifest V3. Veja o cronograma abaixo:

  • Janeiro de 2023: se uma extensão quiser aparecer na seção “Em destaque”, ela terá que seguir os padrões do Manifest V3;
  • Junho de 2023: a extensões baseadas no Manifest V2 deixarão de ser listadas na Chrome Web Store;
  • Janeiro de 2024: as extensões baseadas na Manifest V2 serão totalmente removidas da Chrome Web Store.

Além disso, o executivo disse que a partir do Chrome 112 (que será lançado em janeiro), o Google pode fazer testes para desativar o suporte a plugins baseados no Manifest V2 nos canais Canary, Dev e Beta. E o suporte a extensões baseadas no Manifest V2 será desativado até no canal estável a partir do Chrome 115, que será lançado em junho de 2023.

Usuários insatisfeitos

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Como era de se esperar, os usuários mais antenados estão extremamente insatisfeitos. Tentando apaziguar os ânimos, o Google publicou um artigo ressaltando as vantagens e diferenciais do Manifest V3. Segundo a empresa, o novo padrão trará mais segurança e tranquilidade para os usuários instalarem plugins diversos. Além disso, o Manifest V3 implementara mais transparência e um controle aprimorado de permissões.

Não há como negar que estas são, de fato, vantagens importantes para um navegador tão grande como o Google Chrome. O grande problema é que o Manifest V3 vai restringir o uso de ad blockers. E esse é um tipo de extensão que milhões de usuários usam, justamente para ter uma navegação mais sadia na internet.

E a impossibilidade de se usar bloqueadores de anúncios no Manifest V3 está ligada a uma API chamada WebRequest. Através desta API as extensões do tipo ad blockers conseguem interceptar solicitações de páginas. Dessa forma, é possível impedir a inserção de cookies no navegador e até mesmo o carregamento de arquivos de mídia. É justamente isso que impossibilita os navegadores de rodarem os anúncios quando o ad block esta ativado.

Manifest v3 1200x900 1.jpg?fit=scale&fm=pjpg&h=576&ixlib=php 3.3

Acontece que com o Manifest V3 esta API será substituída pela declarativeNetRequest. Esta API exigirá que a extensão informe uma série de regras que serão analisadas. É a partir dessas regras que o Google Chrome decidirá o que será bloqueado e o que será exibido. Para piorar ainda mais a situação, esta nova API limita o número de regras que podem ser evitadas.

Trocando em miúdos, o Manifest V3 vai limitar bastante o nível de atuação e eficiência dos bloqueadores de anúncios.

Fonte: Google via ArsTechnica e Engadget

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