A Microsoft lançou a funcionalidade de correção ortográfica para o Bloco de Notas, exclusiva para Windows 11. Semelhante ao corretor do Word, essa funcionalidade é uma novidade no editor de textos, que permaneceu sem ela por longos 41 anos.
Leia também
Windows 11: Bloco de Notas e Ferramenta de Captura ganharão funções bem interessantes
Bloco de Notas recebe suporte para guias no Windows 11
O motivo para isso é que o Bloco de Notas foi pensado originalmente para ser um editor de texto extremamente simples e leve. Devido a isso, recursos básicos de qualquer editor de texto ficaram ausentes por décadas, como é o caso do corretor ortográfico. O Bloco de Notas era tão capado que os usuários acabavam preferindo alternativas um pouco mais sofisticadas, como o Notepad++.
Novidade pode ser desativada se o usuário quiser
A implementação foi anunciada em março e já está disponível para os usuários, embora alguns possam precisar aguardar ou verificar atualizações pendentes.
No Bloco de Notas, o corretor atua automaticamente, inserindo acentos ausentes, por exemplo. Palavras escritas incorretamente recebem o conhecido sublinhado vermelho. No entanto, a interação com essas palavras difere do Word: um clique com o botão direito revela um menu com ferramentas e sugestões em um submenu.
Apesar de já ser ativado por padrão, os usuários podem optar por não usar correção ortográfica simplesmente por desativar essas funcionalidades. É possível também configurar o sistema para ignorar tipos específicos de arquivos, como .md, .srt, .lrc ou .lic, evitando assim a correção automática. A autocorreção, que ajusta erros de digitação automaticamente, também pode ser desligada conforme o desejo do usuário.
Bloco de notas vem ganhando cada vez mais funções
Recentemente, o Bloco de Notas tem incorporado recursos valiosos da Microsoft. Após a descontinuação do WordPad, que ocorreu em janeiro deste ano, o Bloco de Notas começou a preencher esse espaço, apesar de suas limitações.
Ainda assim, o modesto, simples e leve editor de textos padrão do Windows é útil para quem não possui o Word, oferecendo salvamento automático, abertura de textos em abas, contador de caracteres e, em breve, funcionalidades de IA com o Copilot.
Fonte: The Verge