Todo ano, a Glassdoor divulga um relatório revelando quais são os “100 Melhores Lugares para Trabalhar”. Esse ano, entretanto, a grande novidade do relatório é que duas empresas que já faziam parte dela há anos já não estão mais na lista: a Apple e a Meta.
Essa saída é um marco, já que acontece pela primeira vez em mais de 10 anos. Porém, para quem já vinha acompanhando as listas a cada ano não vai ficar tão surpreso com isso, já que ambas já vinham caindo no ranking. Em 2021 a Meta estava em 11º lugar e no ano passado caiu para 47º. Já a Apple estava no 31º lugar em 2021 e no ano passado caiu para 56º.
Leia também:
Mais uma pra conta: Apple é multada em R$ 8 milhões pela venda de iPhone sem carregador em Florianópolis
Meta é multada em US$ 276 milhões pelo vazamento de 533 milhões de contas
Saída da Meta e da Apple não significa que são empresas ruins para trabalhar
O relatório leva em consideração diversos aspectos para listas as empresas que são os melhores lugares para trabalhar, e por isso a Meta e Apple estiveram sempre na lista por apresentar vantagens como benefícios, culturas, valores e regalias para os funcionários. Daniel Zhao, economista líder da Glassdoor, revelou que mesmo com elas caindo de posição no ranking, a saída da lista ainda é bem impressionante.
Porém ele revelou que isso não acontece porque elas são lugares ruins de trabalhar e sim porque aumentou o número de locais com vantagens como essas, o que é bom.
“A Apple está na lista há 15 anos, desde o início, e a Meta está na lista desde 2011, e até já foi a número um no passado […] Isso não quer dizer que Meta e Apple sejam lugares ruins para trabalhar, eles apenas caíram um pouco, dada a competitividade da lista”
Com a saída das duas grandes empresas, abriu espaço para que outras entrasse para a lista, como é o caso do Spotify. Além das avaliações das empresas, o ranking também leva em consideração avaliações anônimas feitas pelos funcionários de cada uma. Outras se mantém firmes e fortes como é o caso do Google que está entre as 10 melhores.
Eles fazem esse relatório considerando centenas de milhares de empresas e o requisito é que tenham pelo menos 1.000 funcionários entre outubro de um ano a outro. Entre as classificações dos funcionários está um ranking de 1 a 5, sendo o 1 muito insatisfeito e 5 muito satisfeito.
Com isso, para o relatório de 2023, atualmente as 10 melhores empresas para se trabalhar de acordo com a Glassdoor, são:
- Gainsight
- Box
- Bain & Company
- McKinsey & Company
- Nvidia
- MathWorks
- Boston Consulting Group
- ServiceNow
- In-N-Out Burger