O Android 13 Go já foi anunciado oficialmente pela Google nesta semana, trazendo a nova versão do sistema operacional mais básico e feito especialmente para smartphones de entrada. Entre as novidades da nova versão está a chegada do Material You para maior personalização e com cores variadas.
Porém, a empresa resolveu trazer uma exigência maior para o uso, sendo compatível apenas com smartphones que tenham, no mínimo 2 GB de memória RAM. Esse é um aumento considerável, já que as versões anteriores são compatíveis com aparelhos que têm 1 GB de memória RAM.
Leia também:
Atualizações do Android por 3 anos podem se tornar obrigatórias para todas as fabricantes
Android 14: Google revela data para liberar primeira versão beta
Nova versão do sistema para smartphones de entrada chega com Material You
O Android 13 Go chega com algumas mudanças e novidades, o que explica essa exigência para um melhor desempenho. O grande destaque está justamente no poder de personalização que chega com o Material You, também presente na versão completa do Android 13. Ele é capaz de adaptar as cores da interface do sistema para combinar com o papel de parede escolhido pelo usuário.
Além disso, também chegam as mudanças visuais como os cantos arredondados, mais opções de cores, botões com formatos diferentes, entre outros.
Durante o anúncio do novo sistema operacional para smartphones de entrada em seu blog oficial, a empresa explicou melhor como isso funciona:
“Ao definir sua imagem de papel de parede, você verá quatro esquemas de cores correspondentes para escolher. Além de criar uma bela tela inicial, a coloração dinâmica realmente ajuda a tornar seu smartphone único para você.”
Além desse poder maior de personalização, o Android 13 Go também chega com melhorias para a segurança e uso. Uma dessas mudanças é a otimização das atualizações de software com o Google Play System Updates. Ele vai garantir que os aparelhos recebam atualizações menores sem ficar dependendo de um grande update do sistema ou até mesmo das fabricantes.
O Google revelou que essa melhoria vai ajudar com que os smartphones possam garantir esses updates que são importantes e de forma regular, mesmo não sendo a versão principal do Android.
“Isso tornará a entrega de atualizações críticas rápida e simples, sem comprometer a disponibilidade de armazenamento no dispositivo. O resultado é um telefone que se mantém atualizado ao longo do tempo – e você não precisa esperar pelo próximo lançamento ou por um push de software do fabricante do seu telefone para ter o melhor e mais recente.”
O Android 13 Go também contará com algumas novidades vistas no Android 13, como por exemplo a solicitação de uma permissão para mostrar notificações no aparelho. Além disso, os usuários ganham acesso ao Discover para ficar por dentro das notícias e informações pela tela inicial do celular. Outra novidade é a opção de escolha de idioma para aplicativos específicos.
Google exige mais para o uso do Android 13 Go
O Android Go começou a ser disponibilizado pela empresa em 2017, visando trazer uma versão do sistema operacional que seja mais leve e otimizada para aparelhos mais simples e com configurações mais básicas. O Google vê que isso está dando resultado, já que a empresa comemora a marca de 250 milhões de dispositivos ativos mensalmente com essa versão mais leve do Android.
Porém, para o Android 13 Go, isso pode mudar de figura. Isso porque todas as versões anteriores do Android Go eram compatíveis com smartphones que tivessem 1 GB de memória RAM, enquanto a versão lançada nessa semana exige, no mínimo 2 GB de memória RAM.