Como você deve ter acompanhado por aqui, as lojas do grupo Americanas S.A ficaram fora do ar por alguns dias devido a um ataque hacker. Como forma de amenizar os impactos causados pelo ataque e não prejudicar tanto os clientes, o grupo anunciou que aumentou o prazo para os clientes fazerem trocas e devoluções de produtos. Portanto, se você comprou alguma coisa na Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato e está pensando em trocar ou devolver, saiba que terá um prazo maior para isso.
Além da extensão de prazo, a Americanas S.A também atenderá aos clientes aos sábados e domingos. Essas são algumas das medidas adotadas para minimizar os impactos negativos que o apagão possa causar ou ter causado aos clientes. As lojas do grupo Americanas S.A ficaram fora do ar do dia 19 (sábado) até o dia 23 (quarta-feira).
Vale lembrar que as lojas Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato também trabalham com marketplace, ou seja, lojas de terceiros que usam as plataformas de e-commerce como parceria. A extensão de prazos também vale para os pedidos feitos e entregues pelo marketplace.
Novo prazo para trocas e devoluções
Confira abaixo os novos prazos para troca e devolução de produtos. Importante salientar que a devolução pode ser por qualquer motivo, como arrependimento ou defeito de fabricação.
- Prazo de arrependimento: aumentado de 07 para 15 dias a partir da data de entrega;
- Prazo para troca ou devolução por defeito de fabricação: estendido de 30 para 45 dias.
O prazo também foi aumentado para a garantia legal. Então, ao invés dos 90 dias habituais, o consumidor terá 105 dias para acionar a garantia do produto, mesmo se o fabricante ou importador do produto se negar. Por fim, as reclamações por atraso na entrega terão prioridade na fila de atendimento e serão respondidas em até 2 dias úteis.
Amazon tem prazos maiores
Mesmo com o aumento de prazo para trocas e devoluções dado pelo grupo Americanas S.A, ele não supera o prazo dado pela Amazon. A loja de Jeff Bezos tem um prazo de devolução por arrependimento de até 30 dias, inclusive para produtos comprados via marketplace. A exceção fica por conta dos produtos comestíveis, que têm prazo de 7 dias apenas.
Em caso de problemas com bens duráveis, o cliente pode devolver os produtos à Amazon em um prazo de 90 dias! “Após os 90 dias, entre em contato com o fabricante para tratar sobre a garantia. Se não houver representante do fabricante no Brasil, entre em contato conosco”, informa a Amazon em uma página de suporte.
Atendimento também aos fins de semana
Como dito no começo da matéria, a Americanas S.A também estendeu para os fins de semana o atendimento por voz e por chat. No sábado o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) vai funcionar de 8h às 20h. E no domingo ele funcionará das 8h às 14h. Já nos dias úteis o serviço de atendimento funciona também das 8h às 20h.
“Os clientes que não receberam confirmação de pedidos e que não entrarem em contato com os canais de atendimento também serão contatados diretamente pela companhia”, informou em comunicado a Americanas S.A. Confira abaixo os números para entrar em contato com as lojas virtuais:
- Americanas: 4003-4848;
- Submarino: 4003-5544;
- Shoptime: 4003-9898.