Amazon Prime Day: cibercriminosos estão usando e-mails e links falsos para aplicar golpes

Esta semana começçou o Prime Day 2024, e os consumidores já estão usando o conhecido período promocional do e-commerce da Amazon para aplicar golpe aos desavisados, alerta a empresa de segurança ClearIT

“Infelizmente, isso não é novidade. Edições anteriores do Amazon Prime Day e de outras datas importantes para o varejo sempre são acompanhadas de ações maliciosas. Os cibercriminosos estão tão atentos quanto os consumidores”, afirma Paulo Teixeira, CTO da Clear IT.

Como se prevenir

Segundo Paulo, as ações maliciosas que exploram o tema do Amazon Prime Day não costumam ser muito sofisticadas. Isso significa que cuidados básicos continuam sendo suficientes para a prevenção do problema. A Clear IT orienta o usuário a prestar atenção em erros ortográficos ou em links com URLs diferentes das oficiais da Amazon (entre eles, am4zon.com.br e primevide0.com), por exemplo. Ou seja, geralmente são mudanças sutis na sintaxe dos endereços eletrônicos.

Além disso, os especialistas indicam que os consumidores desconfiem de mensagens com tom alarmista, pois elas tentam induzir o usuário a agir com pressa e, assim, não pensar muito no que está fazendo. Como, “… são as últimas unidades” ou “o estoque está acabando”, o ser humano é inclinado a uma resposta rápida em um momento ou situação de urgência.

“É importante estar atento também a ofertas extremamente vantajosas. A base do Amazon Prime Day são as promoções, mas algum produto que custa normalmente R$5.000 e está sendo vendido por R$1.000, é de se desconfiar. Nesse caso, o ideal é acessar novamente o site ou o aplicativo oficial e confirmar se o desconto é verdadeiro”, completa Paulo.

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!