Em breve a Adobe pretende lançar uma versão web do seu famoso editor de imagens, o Photoshop. A versão para navegadores será gratuita mas seguirá o modelo de negócios freemium. Ou seja, os recursos básicos e essenciais poderão ser usados gratuitamente, mas funções avançadas só poderão ser usadas mediante pagamento. O objetivo desse modelo de negócio é fazer com que mais pessoas experimentem a ferramenta e se tornem usuários pagantes posteriormente.
Leia também
Top 5: melhores alternativas ao Photoshop no Android
Teste piloto já começou
A Adobe começou a testar a versão freemium do Photoshop primeiramente no Canadá. Mas, nesse primeiro momento, todos os recursos estão desbloqueados. Portanto, no Canadá, qualquer pessoa que acessar a ferramenta e fizer login com sua conta Adobe poderá usar todas as funções do Photoshop no navegador.
Com o tempo, a empresa pretende “trancar” algumas funções, liberando-as apenas após a compra de licenças específicas. Importante ressaltar que funções que a empresa considera essenciais não serão limitadas neste modelo de negócio.
Infelizmente, a Adobe não especificou quais funções ela considera essenciais. Na minha opinião, as ferramentas de edição básica, alguns filtros simples e o controle de camadas devem permanecer sem custo na versão web do Photoshop.
O objetivo é atrair mais usuários pagantes
O modelo de negócios freemium é bem popular e usado com sucesso por muitas empresas. A própria Adobe já utiliza o modelo em outros aplicativos para smartphones, como o Adobe Express e o Fresco.
Com o Photoshop sendo grátis para usar, mais pessoas poderão experimentar a ferramenta e, se gostarem, podem pagar pela versão completa ou mesmo acabarem assinando um pacote de softwares da Adobe, tais como Lightroom, Premiere e outros.
Outra vantagem da versão web é a possibilidade de fazer edições em imagens mesmo em computadores com hardware mais limitado. Assim, estudantes com notebooks de entrada ou Chromebooks poderão usar o navegador para fazer edições simples no Photoshop.
Infelizmente, ainda não há uma previsão para lançamento global do Photoshop para navegadores. No momento, apenas assinantes do Creative Cloud conseguem acessar o editor de imagens pela internet.
Sobre o Photoshop para web
O Photoshop para web nada mais é do que uma versão simplificada da versão tradicional do editor de imagens. Com ele você consegue fazer apenas algumas edições básicas, tais como:
- Corrigir imperfeições, como uma espinha pele ou olhos vermelhos;
- Cortar determinadas áreas da imagem;
- Redimensionar fotos e objetos selecionados;
- Usar ferramentas como borracha, latas de tinta e pincéis.
Para quem trabalha pesado com o Photoshop, a versão web pode parecer insuficiente. Mas ela é ótima para edições rápidas e também funciona como uma ferramenta de colaboração, caso você trabalhe em equipe. Com o tempo, a Adobe incluirá mais funções à versão web do Photoshop.