1.500 drones fazem QR Code gigante no céu e ele funciona para baixar um app

Esqueça os anúncios de televisão, os outdoors, carros de som, anúncios no Facebook e Instagram e todas as outras formas de publicidade que você conhece hoje. No futuro, o marketing será moldado por drones – literalmente. E é justamente sobre drones e publicidade que se trata essa notícia.

A história

No dia 17 de abril, cerca de 1.500 drones tomaram os céus de Xangai para comemorar o primeiro aniversário do lançamento de um jogo de videogame japonês na China. A brilhante dança aérea dos drones trouxe à vida os personagens do RPG Princess Connect! Re:Dive, explicando em detalhes como o jogo funcionava.

A peça publicitária terminou com os drones formando um código QR gigante que podia ser escaneado no céu, levando os espectadores a baixar e instalar o jogo em seus smartphones. Assista o vídeo abaixo e veja a ação completa. É realmente impressionante. Parece coisa de ficção científica.

Inspiração em Blade Runner 2049

Essa ação de marketing me lembrou muito o filme de ficção científica neo-noir Blade Runner 2049, que inclusive é muito bom e eu recomendo que você assista. Blade Runner 2049 é ambientado em uma Los Angeles distópica saturada de campanhas de marketing. No filme, anúncios holográficos chamativos e anúncios projetados por drones iluminam toda a cidade, levando constantemente os transeuntes a consumir mais.

O evento em Xangai foi organizado pela BiliBili, uma plataforma de entretenimento líder na China e com uma grande base de usuários da geração Z. Curiosamente, os códigos QR sempre foram destaque nas campanhas de marketing do jogo Princess Connect! Re:Dive. Quando o game estreou, a empresa colocou um código QR gigante em seu próprio prédio de escritórios!

blade runner

Como eles fizeram o QR Code funcionar

Um QR Code (Quick Response Code – Código de Resposta Rápida) normalmente apresenta uma matriz de células pretas organizadas em uma grade quadrada em um fundo branco. Os especialistas sugerem que as células sejam pelo menos 70% mais escuras do que o fundo, para garantir uma leitura confiável.

drone qr code marketing 1

Os drones, como você viu no vídeo acima, invertem essas cores. Ou seja, o fundo era o céu escuro e as células eram as luzes. Então, como o código QR realmente funcionou? Acontece que os códigos QR são tão comuns na China que o WeChat, o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do país, aperfeiçoou a tecnologia para escanear códigos QR mesmo com cores invertidas.

Os espetáculos de luzes de drone são a interseção perfeita entre arte, ciência, tecnologia e, é claro, marketing. O crédito por popularizá-los, em parte, vai para a Intel, que realizou shows de luzes de drones para algumas das maiores marcas nos maiores palcos do mundo, incluindo o show do intervalo do Super Bowl e as Olimpíadas de Inverno.

Na China, porém, a popularidade desse tipo de evento permanece insuperável. Por exemplo, já neste mês de abril, a montadora de carros Genesis celebrou sua entrada na China enviando nada mais nada menos do que 3.281 drones, quebrando todos os recordes anteriores.

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!