The Crew: Americanas faz promoção de game que não funciona mais

Por: William R. Plaza

ATUALIZAÇÃO – 26/04

A Americanas enviou a seguinte nota ao Hardware.com.br:

“A Americanas está em contato com o fornecedor para buscar esclarecimentos sobre o funcionamento do jogo. No paralelo, a companhia retirou o produto da exposição de vendas em suas lojas físicas e de seu marketplace. A Americanas se coloca à disposição dos clientes para qualquer esclarecimento”.

Desde o dia 1 de abril de 2024 já não é mais possível jogar The Crew, lançado em 2014. Os servidores foram desligados pela Ubisoft em março, e, como o game é totalmente online, já não é mais possível acessá-lo.

A ausência de um modo offline sempre irritou a comunidade, imagine agora para aqueles que adquiriram o jogo e precisam se deparar com a indisponibilidade. Amplificando o problema, algumas lojas seguem vendendo o jogo em sua versão de mídia física, como a Americanas.

The Crew segue disponível, mesmo com servidores desligados

O site Old Gaming relatou que encontrou na Americana do Teresina Shopping o jogo The Crew sendo vendido por R$ 79,90. Segundo a matéria, ele encontrou o game na loja na terça-feira (23). “Como vou semanalmente ao local, a promoção se iniciou há poucos dias”, acrescenta.

É provável que muitas pessoas ainda não saibam que The Crew não funciona mais, e encontrar um produto ainda em estoque, sendo vendido por um grande varejista, pode gerar ainda mais confusão para o consumidor.

E não é somente em lojas físicas que The Crew está disponível para compra. Encontramos um anúncio do game no site da Americanas. No modelo de marketplace. Algum vendedor parceiro da loja está vendendo o produto. Listado por R$ 249,88, o game aparece como “vendido por LOJA.CTMD.ENG.BR e entregue por Americanas”.

 

Gamers estão revoltados com o desligamento de The Crew

No Reclame Aqui é possível encontrar alguns usuários se manifestando sobre a indisponibilidade de The Crew.

“Estou furioso com a Ubisoft, gostaria de um reembolso, ou uma forma de jogar off-line, uma vez que os servidores foram desativados sem aviso.

Sempre fazem esse tipo de coisa com o consumidor. Não comprem nenhum jogo deles!!!!!!”, escreveu um consumidor.

As críticas sobre essa decisão da Ubisoft não estão acontecendo somente no Brasil. Alguns inclusive estão relembrando a entrevista que Philipe Tremblay, executivo da empresa, concedeu ao site Games Industry.biz, em janeiro de 2024. Ele afirmou que os “jogadores estão acostumados a possuir seus jogos”, e que essa é uma mudança que precisa acontecer:

Tremblay levantou esse ponto considerando o mercado atual, baseado em plataformas de assinatura, como o Ubisoft+. Os gamers não precisam mais de uma coleção de mídias físicas, já que o game pode ser acessados de qualquer lugar, “independente da caixa”.

No entanto, num game com o modelo de The Crew essa filosofia acaba sendo a inversa. O desligamento dos servidores impossibilitou o acesso por meio digital e físico.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Redes Sociais: