Propaganda em todo lugar! Uber mostrará anúncios antes das corridas no Brasil

Por: Felipe Alencar

A Uber está introduzindo anúncios em vídeo dentro do seu aplicativo no Brasil. As propagandas serão exibidas nos momentos em que os usuários estiverem aguardando a confirmação de sua viagem, justamente quando o app estiver em processo de localização de um motorista parceiro e enquanto se aguarda pela chegada do veículo.

O recurso chega por aqui exatamente um ano após o departamento responsável por publicidade da empresa ter iniciado suas operações em território brasileiro.

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Uber tem dados para segmentar melhor os anúncios

Antes, os anúncios no aplicativo eram um tanto quanto limitados, restringindo-se a exibições de banners estáticos que geralmente surgiam depois que um usuário solicitava um trajeto especifico. Em certos momentos, esses anúncios também forneciam sugestões de compras em mercados próximos, oferecendo a possibilidade de enviar itens diretamente para o destino final do passageiro.

Neste novo cenário, Daniela Galego, que ocupa a posição de líder da Uber Advertising no Brasil, compartilhou o entusiasmo da companhia ao dizer que vídeos representam um canal “ainda mais interessante” para que as empresas possam promover seus produtos e serviços de uma maneira mais dinâmica e atraente aos olhos dos usuários.

O recurso de anúncios em vídeo já havia sido implementado pela Uber em outros países antes de chegar ao Brasil. Os anúncios nesse novo formato já estavam sendo exibidos desde o mês de junho de 2023, tendo como pioneiros os Estados Unidos. Logo em seguida, outras nações, como o Reino Unido, França e Austrália, também começaram a ver esse tipo de anúncio dentro do app.

Na ocasião do lançamento internacional, a Uber informou que os vídeos poderiam ter duração máxima de até 90 segundos, embora não tivessem especificado qual seria a extensão escolhida para o mercado brasileiro.

Mark Grether, que atua como executivo chefe da divisão de anúncios da Uber, está convicto de que as informações coletadas pela plataforma podem otimizar a precisão com que os anúncios são selecionados. Ele declarou ao jornal Wall Street Journal: “Nós temos dois minutos da sua atenção. Sabemos onde você está, para onde está indo, o que comeu. Podemos usar tudo isso para direcionar uma propaganda em vídeo para você“.

Estratégia com anúncios tem dado certo

A estratégia de inclusão de anúncios representa uma fonte de receita adicional para a Uber, que vai além do seu core business de transportes individuais, entregas e demais serviços associados. Os indicadores sugerem que a aposta da empresa nessa área tem sido positiva e bem-sucedida. Foi divulgado pela própria Uber que a seção de anúncios gerou um impacto expressivo nas finanças da empresa, alcançando a marca de US$ 900 milhões e registrando mais de 550 mil anunciantes ativos no encerramento do ano de 2023.

Um marco importante para a Uber em 2023 foi a obtenção de lucro operacional pela primeira vez desde a sua fundação, há 15 anos atrás. O lucro reportado foi de substanciais US$ 1,1 bilhão, um resultado que demonstra uma trajetória de crescimento e consolidação para a empresa no mercado global.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
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