O retorno da TV a cabo? Comcast lança pacote com Netflix, Apple TV+ e Peacock por preço reduzido

Por: Felipe Alencar

A Comcast, gigante americana no setor de mídia e telecomunicações, surpreendeu o mercado ao anunciar um pacote de assinatura para streaming. A empresa, que também é dona da NBCUniversal, anunciou um pacote integrado que inclui serviços como Apple TV+, Netflix e Peacock. Esse último — desconhecido entre os brasileiros — é o streaming do canal de televisão norte-americano NBC.

Tal conjunto de serviços lembra, em vários aspectos, os planos similares disponíveis no Brasil, que são oferecidos por operadoras locais. A diferença desta vez é que a parceria parte dos próprios representantes das plataformas de streaming.

Leia também
Quanto custa assinar todas as plataformas de streaming de vídeo?

Um retorno aos tempos da TV a cabo

Sob uma perspectiva mais ampla, o que a Comcast está fazendo é essencialmente uma estratégia de sinergia com concorrentes, uma abordagem que remete à dinâmica clássica da TV a cabo. Se você não chegou a pegar os tempos áureos da TV a cabo, o assinante pagava uma mensalidade fixa e tinha acesso a um pacote fechado de canais. As emissoras responsáveis pelas transmissões dos canais, via de regra, eram concorrentes, mas se beneficiavam bastante do modelo de negócios da TV a cabo.

Brian Roberts, CEO da Comcast, afirmou que a adesão ao combo que reúne Apple TV+, Netflix e Peacock será mais vantajosa financeiramente para os clientes do que a assinatura de cada serviço de forma isolada.

Contudo, ele deixou o público curioso, pois o preço exato desse pacote ainda não foi liberado. A expectativa é alta, já que a novidade está prevista para ser lançada ainda neste mês de maio, trazendo entusiasmo e antecipação aos amantes do streaming que estão fazendo malabarismos para tentar economizar um pouco com suas assinaturas.

Combo de streaming será o futuro?

Outro exemplo recente dessa tendência de combinação entre serviços de streaming foi mostrado pela Warner Bros Discovery, detentora do HBO Max, e pela Disney, que igualmente aventuraram-se na criação de um pacote composto pelos seus respectivos serviços de streaming. Assim como ocorre agora com o pacote da Comcast, esta união entre Warner e Disney também se destinará exclusivamente ao mercado norte-americano.

Vale ressaltar que esses serviços de streaming oferecem, além do conteúdo on-demand tradicional, opções de transmissões ao vivo. Dessa forma, o assinante tem a liberdade e a conveniência de assistir a séries, filmes e eventos esportivos de diversas “emissoras”, tudo isso sob a simplicidade de uma única assinatura. Este modelo é de fato bastante similar ao experienciado pelos usuários da TV a cabo em um passado não tão distante.

A parceria estabelecida entre Warner e Disney consistirá em um pacote que reunirá a plataforma de streaming Max (antigo HBO Max), Disney+ e Hulu; este último sendo um serviço que apresenta programas provenientes da FX, ABC entre outros canais pertencentes ao conglomerado Disney, com um foco em um público que não seja necessariamente infantil ou adolescente.

Estratégias para economizar com streaming

Observando o cenário brasileiro, algumas operadoras destacam-se por proporcionar descontos interessantes em assinaturas de serviços de streaming. Por exemplo, o Globoplay figura como uma opção inclusa em todos os planos de internet fixa fornecidos pela Claro. Entretanto, diferentemente do ocorrido com o Globoplay, que possui ofertas combinadas com Disney+ e Star+, os demais provedores de serviços de streaming ainda não adotaram uma abordagem de pacotes semelhantes no Brasil.

O sucesso desses combos no mercado estadunidense poderá ser um indicativo decisivo para a expansão e implementação dessas parcerias estratégicas em outros mercados, possibilitando que consumidores de todo o mundo possam desfrutar do mesmo nível de conveniência e vantagens econômicas.

Enquanto isso, os usuários seguem tentando várias estratégias para economizar. Um padrão de consumo recente está se espalhando nos EUA; as pessoas assinam, usam seus conteúdos favoritos e cancelam. Um estudo da Antenna mostrou que um quarto dos usuários de streaming nos EUA cancelou ao menos três serviços em dois anos, afetados por inflação e catálogos ruins. Outra pesquisa indica que as despesas mensais com assinaturas aumentaram para 61 dólares, e quase metade abandonaria seu serviço favorito se o preço subisse mais de 5 dólares.

O fenômeno chamado de “churn serial” representa 40% das movimentações de assinatura em 2023. Empresas de mídia como Paramount, Warner Bros. Discovery, NBCUniversal e Disney buscam estratégias para reter clientes. Este novo combo de serviços testado pela Comcast faz parte dessa estratégia para diminuir a quantidade de cancelamentos.

Fontes: Bloomberg e 9to5Mac

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Redes Sociais: