Qual a placa de vídeo mais antiga usada na Steam?

Por: William R. Plaza

Steam Survey é um levantamento atualizado mensalmente que traz algumas informações interessantes sobre o panorama do que os usuários da plataforma da Valve utilizam em termos de hardware e software. Graças a contribuição voluntária de alguns usuários, que aceitam compartilhar esses dados, é possível ter uma noção da configuração mais utilizada.

Condensando as informações divulgadas para chegar a um setup que represente o que é utilizado na Steam, temos a RTX 3060 como a placa de vídeo mais popular. Modelo lançado pela NVIDIA em 2021, inicialmente em sua versão com 12 GB de VRAM. O modelo com 8 GB apareceu no mercado no ano seguinte.

Na lista da Steam é possível encontrar também algumas placas bem mais antigas, que são clássicos, como a GTX 970. Mas esse modelo está bem distantes da seleção de opções realmente jurássicas que ainda são listados pelo Steam Survey.

Qual a placa de vídeo mais antiga que ainda é usada na Steam?

O Steam Survey divide a lista de placas de vídeo considerando o suporte ao DirectX. A versão mais antiga da API listada é o DirectX 9. A Steam até menciona o DirectX 8, mas ela não traz uma coluna de placas de vídeo específicas para esse recorte; portanto, estamos considerando a partir do DirectX 9.

Nesse sentido, a placa de vídeo mais antiga que ainda é usada por usuários da Steam é a GeForce 6600 GT, lançada pela NVIDIA em agosto de 2004. Dentre as placas da coluna DirectX 9 listadas na Steam, esse modelo aparece com 3.11% de participação, aumento de 1.73% em abril.

Alguns jogos relativamente recentes ainda mencionam a GeForce 6600 GT como uma opção indicada nos requisitos, como o Cyber Shadow, lançado em 2021. Sua página na Steam indica a GeForce 6600 GT, ATI Radeon X1300 e Intel HD Graphics 3000 nas opções de VGAs recomendadas.

GeForce 6600 GT

Lançada em agosto de 2004 por US$ 199, a GeForce 6600 GT é baseada na GPU intermediária NV43. As principais diferenças entre a GeForce 6600 GT e a 6600 ficavam por conta do clock de operação mais elevado no modelo GT e pelo uso de memória GDDR3.

O clock de operação do chip de vídeo da GeForce 6600 GT era 500 MHz, contra 300 MHz na GeForce 6600. Enquanto a 6600 GT tinha chips de memória GDDR3, o modelo 6600 operava com DDR.

Uma característica da GPU NV43 era o suporte nativo ao PCI-Express. Nesta época o que ainda reinava era o AGP. Portanto, somente os usuários de placas-mãe Intel com chipset i915 ou i925 podiam utilizar essa opção. 3 meses após o lançamento, a NVIDIA colocou no mercado a versão AGP da GeForce 6600 GT, possível graças ao chip HSI (High Speed Interconnect). 

Nesta época, o mercado de placas de vídeo ainda estava imerso nos modelos que traziam alguma personalização especial para a área do fan. Como o modelo abaixo da GeForce 6600 GT com o tema de Doom 3.

 

GeeForce 6600 GT com o tema de Doom 3

Outro modelo curioso era a Gigabyte GV-3D1. Ao invés de uma GPU, a placa usava dois chips gráficos. Duas unidades do NV43 da GeForce 6600 GT no mesmo PCB. Você se lembra da onda das placas de vídeo dual-GPU?

A Gigabyte enfatizava em seus materiais de divulgação que esse modelo era uma versão “Turbo Force Ultra” da GeForce 6600 GT. O clock de operação era 60 MHz acima das especificações de referência da NVIDIA.

Gigabyte GV-3D1

Essa opção da Gigabyte não era vendida separadamente. Os interessados tinham que comprar um kit que incluia também a placa-mãe GA-K8NXP SLI.

Kit GA-K8NXP SLI e placa de vídeo Gigabyte GV-3D1

Abaixo você pode ver a imagem de um gráfico do teste do site PC Stats, publicado em março de 2005, que mostra a diferença na taxa de FPS com a Gigabyte GV-3D1 operando com apenas uma GPU e em seu modo dual-GPU na resolução 1600×1200 pixels.

Alguns meses após o lançamento da GeForce 6600 GT, a ATI, que ainda nem tinha sido comprada pela AMD, lançou uma opção para concorrer diretamente com a opção intermediária da NVIDIA, a Radeon X700 XT, lançada em setembro de 2004.

Esse modelo também aparece na lista de placas com suporte ao DirectX 9 que ainda são utilizadas na Steam, com 1.24%.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Redes Sociais: