A ZOTAC é mais conhecida por suas placas gráficas poderosas, mas a empresa parece estar querendo desbravar outros mares. Isso porque ela decidiu entrar de vez no mercado de dispositivos portáteis, anunciando o novo Zotac Zone.
O dispositivo portátil para jogos ainda está em desenvolvimento, mas já tem previsão de lançamento para setembro de 2024, prometendo ser um concorrente significativo com especificações de hardware interessantes e novos recursos de design. Confira mais detalhes!
Leia também:
ASUS ROG Ally X é lançado com atualizações interessantes para o mercado de consoles portáteis
Sony estaria trabalhando em console portátil enquanto Microsoft pode lançar nova geração do Xbox em 2026
Zone da Zotac conta com tela de 7 polegadas, mas é grande
O ZOTAC ZONE será alimentado pelo processador AMD Ryzen 7 8840U, um chip Zen 4 de 8 núcleos que inclui gráficos integrados Radeon 780M com 12 Unidades de Computação RDNA3. Esta combinação garante um desempenho robusto para jogos e outras aplicações intensivas. Embora a empresa não tenha confirmado o TDP padrão, já havia sido revelado antes que ele será de 15W, podendo atingir o máximo de 28W.
A tela do dispositivo é AMOLED e conta com 7 polegadas, resolução de 1080p, taxa de atualização de 120 Hz, suporte a HDR e um brilho máximo de 800 nits, proporcionando uma experiência visual de alta qualidade em diversas condições de iluminação. Porém, ainda de acordo com as informações reveladas, ficou claro que o Zone não conta com suporte ao VRR (Variable Refresh Rate) já que utiliza o padrão de tela MIPI (Mobile Industry Processor Interface).
Ele também será um dispositivo um tanto grande, já que mede 31 x 13,5 x 4 cm. Isso faz do Zone um aparelho maior do que o Steam Deck e do novo ASUS ROG Ally X (nesse caso o dispositivo da ASUS ainda conta com bateria 64% maior). Embora a tela seja de 7 polegadas, ela ainda conta com bordas bem largas.
Bateria pode deixar a desejar
Em termos de memória e armazenamento, o ZOTAC ZONE vem equipado com 16 GB de RAM LPDDR5X. O armazenamento interno inclui um SSD NVMe PCIe 4.0 de 512 GB, com suporte adicional para SSDs M.2 2280, permitindo expansões futuras conforme necessário.
A vida útil da bateria também pode ser uma preocupação para alguns usuários. O dispositivo é alimentado por uma bateria de 48,5 Wh, que fornece uma duração estimada de aproximadamente 1,25 horas. Este aspecto pode limitar a usabilidade durante longas sessões de jogo, um ponto crucial a ser considerado por potenciais compradores.
Embora ele tenha dimensões maiores, seu peso não ultrapassa 1kg, sendo de cerca de 700 gramas. O dispositivo apresenta gatilhos de 2 estágios, joysticks com efeito hall e roda no Windows 11, garantindo uma experiência de jogo amigável e versátil.
Preço e disponibilidade
Ainda que seja um aparelho notoriamente inicial, sem grandes vantagens em relação aos do mercado, ele mostra que a empresa pode evoluir e realmente ser uma competidora de peso nesse mercado que só tende a crescer. Ainda assim existem alguns pontos que servem de alerta.
O ZOTAC ZONE tem previsão de lançamento para setembro desse ano, como já foi dito, e seu valor será de US$ 800, ou seja, o mesmo valor do ROG Ally X. Esse pode ser outro ponto problemático para sua viabilidade, já que é um valor caro para um dispositivo que sequer terá a APU mais atual, que seria a Ryzen AI 300.
Ao que tudo indica, a Zotac pode estar indo pelo mesmo caminho da MSI e cometendo o mesmo erro que a empresa fez com o seu dispositivo Claw, que é colocar um preço alto que se compara a outros modelos que são melhores. Resta saber como será essa recepção e como a empresa vai reagir a isso.
Fonte: videocardz
Deixe seu comentário