No último sábado, o criador de conteúdo do YouTube conhecido como ChromaLock publicou um vídeo revelando um projeto surpreendente. Ele conseguiu modificar uma calculadora gráfica Texas Instruments TI-84 para se conectar à internet e acessar o ChatGPT da OpenAI.
Com essa inovação, o dispositivo permite que os usuários enviem perguntas e recebam respostas diretamente na tela da calculadora. Para isso, ele usou um conector da calculadora com o intuito de ter acesso à internet, além de uma linha direta com o chatbot. Confira mais detalhes.
Leia também:
Modders apresentam uma versão do Nintendo Wii que tem tamanho de um chaveiro
O Winamp da vida real: modder constrói player que revive aquela boa nostalgia
A Modificação: TI-32 e ChatGPT
O vídeo foi postado com o título “I Made The Ultimate Cheating Device” (“Eu Criei o Dispositivo de Trapaça Definitivo”) e mostra como o modder ChromaLock desenvolveu uma solução de hardware personalizada para transformar a TI-84 em mais um dispositivo capaz de ter acesso a respostas do ChatGPT.
Para isso, ele revelou que começou investigando a porta de conexão da TI-84, que é usada normalmente para transferir programas educacionais. A partir daí, ele projetou uma placa de circuito personalizada chamada TI-32, que inclui um microcontrolador com Wi-Fi, o Seed Studio ESP32-C3 (que pode ser comprado nos EUA com custo aproximado de 5 dólares). Além disso, a modificação envolveu a criação de um software personalizado para interagir com o sistema da calculadora, disponível gratuitamente no GitHub.
Ou seja, embora pareça ser uma ótima opção para trapaça nas escolas, não é algo fácil de se fazer. Além do mais, ele deixou claro que não será um produto comercial, até porque ele teria muitos problemas se cogitasse essa ideia.
E mesmo o próprio modder, que já é profissional, revelou que encontrou diversos desafios técnicos no caminho, como por exemplo incompatibilidades de voltagem e problemas de integridade de sinal. Só depois de várias tentativas é que ele conseguiu integrar o hardware dentro da carcaça da TI-84 sem deixar vestígios visíveis da modificação.
Modificação permite mais truques
Embora o recurso mais notável da modificação seja a interface com o ChatGPT, o dispositivo vai além. O sistema simula outra TI-84, permitindo o uso dos comandos de “enviar” e “receber” da calculadora para transferir arquivos, o que acaba permitindo a instalação de programas que oferecem “applets” (mini-aplicativos).
Entre as opções disponíveis, o vídeo destaca um navegador de imagens, que permite acessar auxílios visuais previamente armazenados em um servidor central, além de um sistema de navegação de aplicativos que permite baixar não apenas jogos, mas também colas textuais disfarçadas como código fonte de programas.
Se isso vira moda…
Certamente um dos aspectos mais preocupantes de projetos como esse é justamente a capacidade de burlar sistemas de proteção contra trapaças em instituições de ensino. No caso desse em específico, o modder até mesmo confirmou que o sistema pode ser baixado sob demanda, o que o tornaria indetectável caso um professor tente inspecionar ou limpar a memória da calculadora antes de uma prova. Além disso, o dispositivo supostamente consegue desbloquear a calculadora do “Modo de Teste”, um estado que impede o uso de funções avançadas durante exames.
O feito de ChromaLock é notável, e ver algo tão moderno como o ChatGPT rodando em um aparelho tão simples e antigo é certamente uma conquista técnica bem interessante, porém se essa moda pega pode se tornar um problema em instituições de ensino.
Mesmo com possibilidades vastas de trapaças como essa, a honestidade acadêmica e o esforço pessoal continuam sendo os melhores caminhos para o sucesso. Até porque mesmo durante os testes a calculadora ainda “respondeu” algumas questões erradas, então vale mesmo o esforço?
Além do mais, definitivamente é mais fácil aprender as matérias da escola ou faculdade do que criar um dispositivo dessa magnitude.
Fonte: arstechnica
Deixe seu comentário