Placa-mãe ASUS Rampage 9 Extreme Edition 10, processador Intel Core i7 6900K, 32 GB de memória RAM DDR4, 16 monitores Acer Predator XB1, 4K de 27polegadas com G-Sync e quad-SLI de NVIDIA Quadro P5000. Essa é parte da configuração absurda que o famoso youtuber Linus Tech montou para rodar games em 16K (15260×8640)
No mundo do hardware entupir um computador com hardware não significa uma melhor experiência, isso fica nítido com a máquina do Linus.
Além de utilizar placas de vídeo que não são projetadas especificamente para games, a experiência como um todo não é satisfatória, enquanto estava na “zoeira” rodando Minecraft foi possível obter cerca de 40 e 50 fps em 16K, mas quando o assunto ficou mais sério, rodando games como The Tomb Raider a configuração não foi aceita, e o jogo nem abriu. Outros games como Half Life 2 e PlayerUnknown’s Battlegrounds também não rodaram bem. Outro ponto totalmente inviável é o consumo: 1100W só os monitores
Você também deve ler:
Gráfico do GTA V com o mod NaturalVision Remastered fica lado a lado com o realismo
De acordo com Linus a escolha das 4x Quadro P5000 com 16 GB de memória GDDR5 cada, está relacionado com a forma que essas VGas lidam com a sincroniza de imagens em situações multi-tela. A quantidade absurda de VRAM é determinante pra isso.
Quanto custou?
Linus não revelou em quanto a máquina está avaliada. Ele apenas comentou que as quatro placas de vídeo custam US$ 10 mil.