YouTube intensifica esforços contra adblocks e usuários buscam alternativas, mas sem sucesso

YouTube intensifica esforços contra adblocks e usuários buscam alternativas, mas sem sucesso

O YouTube tem intensificado seus esforços para combater os bloqueadores de anúncios (adblocks), gerando uma onda de reações entre os usuários. A plataforma lançou uma iniciativa global para incentivar os usuários a permitir anúncios ou experimentar o YouTube Premium.

Devido a isso, aqueles que usam bloqueadores de anúncios agora podem se deparar com uma notificação que diz: “a reprodução do vídeo está bloqueada, a menos que o YouTube seja incluído na lista de permissões ou o bloqueador de anúncios seja desativado“. Embora inicialmente descrito como um “pequeno experimento global”, o YouTube ampliou essa iniciativa nas últimas semanas.

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YouTube vs Adblockers

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Muitos usuários com bloqueadores de anúncios instalados descobriram que não conseguem mais assistir a vídeos no YouTube. Christopher Lawton, gerente de comunicações do YouTube, afirmou que o “uso de bloqueadores de anúncios viola os termos de serviço da plataforma”.

Ele reforçou ainda que os anúncios apoiam um ecossistema diversificado de criadores de conteúdo em todo o mundo e permitem que bilhões acessem seu conteúdo favorito no YouTube.

Em resposta a essa repressão, dados não divulgados anteriormente de empresas de bloqueio de anúncios indicam que a estratégia do YouTube está funcionando. Centenas de milhares de pessoas desinstalaram bloqueadores de anúncios em outubro. No entanto, também houve um aumento nas instalações de novos bloqueadores de anúncios, à medida que as pessoas buscavam alternativas que não acionassem a notificação indesejada do YouTube.

Usuários buscam soluções, mas sem sucesso

Adblock para o Youtube™ – Instale esta extensão para o  Firefox (pt-BR)

A Ghostery, uma desenvolvedora de ferramentas de bloqueio de anúncios e privacidade, viu um número diário de desinstalações e instalações três a cinco vezes maior do que o normal durante grande parte de outubro. Mais de 90% dos usuários que responderam a uma pesquisa sobre o motivo da desinstalação citaram a falha da ferramenta no YouTube.

A AdGuard, que afirma ter cerca de 75 milhões de usuários de suas ferramentas de bloqueio de anúncios, normalmente vê cerca de 6.000 desinstalações por dia de sua extensão para Chrome. Esse número aumentou significativamente em outubro, chegando a cerca de 52.000 em 18 de outubro.

Os desenvolvedores de bloqueadores de anúncios estão trabalhando arduamente para encontrar maneiras de contornar as restrições do YouTube. No entanto, o progresso tem sido lento, pois o YouTube não está pegando todos os usuários em sua rede. Poucos desenvolvedores conseguiram acionar o aviso por si mesmos.

O YouTube tem uma relação complicada com a indústria de bloqueio de anúncios. Embora o Google Play tenha proibido bloqueadores de anúncios por cerca de uma década, o Chrome tem permitido que eles operem com relativa liberdade. A repressão atual do YouTube aos bloqueadores de anúncios parece ser apenas o começo de uma batalha contínua entre a plataforma e os usuários que desejam uma experiência de visualização sem anúncios.

Fontes: The Verge e Wired

Sobre o Autor

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Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
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