Hoje em dia infelizmente a internet vem se tornando cada vez mais tóxica, principalmente em relação a comentários de postagens em redes sociais ou até mesmo em plataformas de vídeos, como é o caso do Youtube.
Isso levanta alguns questionamentos, principalmente em relação à segurança das crianças que navegam nessas plataformas. Pensando nisso, o Youtube está trazendo uma mudança recente que visa abordar essa preocupação, oferecendo uma solução que pode ajudar a proteger os jovens usuários de interações negativas.
Leia também:
Youtube: criadores de conteúdo serão obrigados a indicar vídeos gerados por IA
Elon Musk pretende lançar concorrente para o Youtube
Youtube adiciona mais opções de controle parental
Historicamente, a seção de comentários do YouTube tem sido considerada um ambiente não seguro, repleto de conteúdo inadequado e até mesmo prejudicial para crianças. Comentários ofensivos, assédio e conteúdo inapropriado são apenas algumas das questões que preocupam os pais e responsáveis. Diante desse cenário, o YouTube anunciou uma atualização significativa em sua plataforma, com o objetivo justamente de melhorar a segurança das crianças que usam o serviço.
Em um e-mail direcionado aos pais que supervisionam as contas de seus filhos, a empresa revelou a introdução de uma nova opção de “apenas leitura” para os comentários na experiência supervisionada das crianças no YouTube.
Essa nova funcionalidade permitirá que as crianças leiam os comentários, mas não tenham permissão para escrever nenhum. Além disso, o recurso também desativará o bate-papo ao vivo, criando assim um ambiente mais controlado e seguro para os jovens usuários.
A chegada dessa opção representa uma das maiores mudanças nos recursos de controle parental do YouTube desde a introdução de proteções adicionais para menores em 2021, em resposta às pressões de legisladores e grupos de defesa dos direitos das crianças.
Antes, os comentários estavam completamente desativados para os usuários mais jovens, mas o YouTube está agora dando um passo adiante, reconhecendo a importância de permitir que as crianças participem de certas interações sociais de forma segura e controlada.
Essa nova funcionalidade será aplicada a dois dos três modos de configuração de conteúdo disponíveis para os pais: “Explore Mais” e “A Maioria do YouTube”. O primeiro permite que as crianças explorem vídeos com classificações de conteúdo para espectadores de 13 anos ou mais, enquanto o último oferece acesso à maioria do conteúdo do YouTube, com exceção de vídeos especificamente restritos para adultos.
Ainda continuará existindo a opção da configuração “Explore”, que é voltada para crianças com 9 anos ou mais (geralmente são crianças que estão começando a usar a plataforma agora, oriundas do Youtube Kids), que mantém tanto a visualização quanto a postagens de comentários desativados.
Plataforma tenta manter um ambiente mais seguro
Os pais terão a capacidade de visualizar e alterar as configurações de seus filhos diretamente nas configurações dos pais no YouTube ou por meio do aplicativo Google Family Link, que oferece controles parentais.
Além disso, eles poderão monitorar o histórico de atividades de seus filhos nos dispositivos das crianças, o que ajuda a ter uma maior transparência e controle sobre a experiência de uso do YouTube.
A empresa deixou claro, entretanto, que as configurações e opções escolhidas no site ou no aplicativo do Youtube só funcionam neles. Ou seja, caso a criança veja um vídeo da plataforma incorporado em sites de terceiros, essas configurações não se aplicam.
Embora o YouTube tenha tomado medidas significativas para melhorar a segurança de sua plataforma, ainda há pressões contínuas dos legisladores para que as empresas de tecnologia façam mais para proteger as crianças online. Projetos de lei como o Kids Online Safety Act e o COPPA 2.0 estão ganhando força, exigindo controles parentais mais robustos e proteções de privacidade aprimoradas para os jovens usuários da internet.
Lembrando que no final do ano passado a plataforma também adicionou algumas atualizações voltadas para jovens da plataforma, como limites para visualização repetida de certos tópicos e até mesmo lembretes para dar uma pausa ou hora de dormir.
Apesar da comunicação por e-mail, a empresa não deixou claro quando a nova opção de Apenas Leitura para os comentários começará a chegar para todos.
Fonte: techcrunch
Deixe seu comentário