O Xiaomi 12 está prestes a chegar ao mercado e, de acordo com o CEO da gigante chinesa, o aparelho será o primeiro smartphone com o novo processador Snapdragon 8 Gen 1.
Na última terça-feira (23/11), Qualcomm anunciou a alteração nos nomes de seus produtos, sobretudo os dos processadores. Portanto, o sucessor do Snapdragon 888 é o Snapdragon 8 Gen 1, que estará no Xiaomi 12.
Leia mais: Sucessor do Snapdragon 888 deverá se chamar Snapdragon 8 Gen 1
Similarmente, com a Xiaomi, houve também uma mudança de nomenclatura, pois a empresa chinesa batizou o seu modelo flagship apenas como Xiaomi 12, diferentemente dos antecessores, como, por exemplo, o Mi 11, lançado no ano passado.
Em agosto deste ano, a Xiaomi confirmou o fim da marca Mi — que, a propósito, só era utilizada fora da China —, com o fim de simplificar o seu branding.
“A partir do terceiro trimestre de 2021, a linha de produtos Mi será renomeada para Xiaomi. Essa mudança unificará nossa presença global e encerrará a lacuna de percepção entre a marca e os produtos”, disse a Xiaomi em um comunicado.
O Xiaomi 12 será mesmo o primeiro celular com Snapdragon 8 Gen 1?
Voltando ao assunto principal, ontem (30/11) houve a Snapdragon Tech Summit 2021, conferência anual realizada pela Qualcomm em que a empresa revela informações sobre seus processadores.
Durante a conferência, o CEO e fundador da Xiaomi, Lei Jun, fez uma aparição via vídeo confirmando o nome do novo aparelho e que esse contaria com o chipset Snapdragon 8 Gen 1.
Além disso, Jun afirmou que o Xiaomi 12 estará disponível em breve, mas sem determinar uma data exata. No entanto, um vazamento recente sugere que a empresa lançará o celular na China no próximo dia 12.
Outro anúncio interessante para dezembro é este aqui: Xiaomi vai inaugurar primeira loja física no Nordeste em dezembro
.@Qualcomm has always been one of the most important partners of Xiaomi. Today I'm proud to announce that after months of joint effort between Xiaomi and Qualcomm, Xiaomi 12 Series will be the world's first smartphones powered by the new @Snapdragon 8 5G Gen 1 mobile platform. pic.twitter.com/U7l3BytRce
— Lei Jun (@leijun) December 1, 2021
Por outro lado, a Motorola anunciou que o Moto Edge X30, também com o Snapdragon 8 Gen 1 será lançado na China no próximo dia 9, contradizendo, portanto, o que foi dito pelo CEO da Xiaomi sobre o Xiaomi 12.
Mas, como nada é certeza quando o assunto são grandes lançamentos, não podemos afirmar que o celular da Motorola chegará primeiro que o da Xiaomi.
Isso porque a Motorola especificou que irá “revelar” o seu novo smartphone com Snapdragon 8 Gen 1, mas o Xiaomi 12 pode começar a ser vendido primeiro, pois a empresa já anunciou a produção em massa do novo celular flagship.
Take a sneak peek of the most potent @Snapdragon 8 Gen 1 chipset that will power our upcoming #Xiaomi12Series! #InnovationForEveryone pic.twitter.com/YrNqM8beMN
— Xiaomi (@Xiaomi) December 1, 2021
Outras fabricantes que terão o novo processador da Qualcomm
Durante a apresentação, o CEO da Qualcomm, Christiano Amon, apresentou no telão uma variedade de logos de empresas que utilizam seus produtos, sugerindo que essas fabricantes também usarão o Snapdragon 8 Gen 1.
As seguintes fabricantes foram mencionadas: Asus, Vivo, Sony, OnePlus, Sharp, Motorola, HTC, Lenovo, Nubia, Meizu, Black Shark, Leica, Kyocera, Xiaomi, Oppo, Honor, iQoo, Samsung, ZTE, Poco, Realmi, Redmi, Fujitsu e HMD Global.
No entanto, isso não garante que todos os vindouros smartphones flagships dessas empresas terão o Snapdragon 8 Gen 1.
Contudo, Além da Xiaomi e da Motorola, a Oppo já confirmou que seu próximo celular flagship terá o Snapdragon 8 Gen 1, confirmando o lançamento do aparelho para o início do ano que vem,
Especificações do Snapdragon 8 Gen 1
Em outro texto, iremos abordar com maior profundidade as especificações do Snapdragon 8 Gen 1. Mas aqui vai um resumo:
- CPU Kryo com frequência de até 3 GHz e cores Cortex-X2
- Nova GPU Adreno 30% mais rápida que a anterior com 25% menos de consumo de energia
- Modem 5G X65 a alcançar a velocidade de download de 10 Gigabit (1,25 Gigabyte)
- Primeiro processador de sinal de imagem de 18 bit em celulares
- Primeiro processador com captura de vídeo 8K HDR10+ em celulares
- ISP (processador de sinal de imagem) sempre ativo para bloqueio e desbloqueio facial
- Engine IA de 7ª geração da Qualcomm para análise de voz
- Bluetooth Low Energy para transmissões, gravações e chats de voz
- Primeiro processador com suporte ao Android Ready Secure Element, novo padrão para chaves de carro digitais ou carteiras de motoristas
Leia também: Xiaomi planeja fabricar 300 mil carros elétricos por ano
Deixe seu comentário