Talvez essa seja a melhor notícia da semana: até que enfim o xCloud estará disponível no Brasil em 2021!!! A Microsoft deu essa ótima notícia hoje (9) em um post oficial!
Após o serviço de steaming de games em nuvem da Microsoft chegar para os dispositivos Android, a Microsoft anunciou que também irá disponibilizá-lo no iOS e no PC.
Muitos já esperavam a expansão do xCloud em outros dispositvos. No mês passado, Phil Spencer, chefe do Xbox, afirmou que lançar o serviço em um dongle para a TV está nos planos da empresa.
Isso permitirá que o serviço vá para telas maiores e em um ambiente mais confortável, com maior facilidade de uso.
Portanto, o futuro do serviço de streamings de games do Xbox, certamente, é aumentar sua abrangência, se inserido no maior número de dispositivos possíveis.
Lembrando que o xCloud está incluso na assinatura do Xbox Game Pass Ultimate, que custa R$44,90.
xCloud no Brasil e solução para o iOS
Além disso, a Microsoft afirmou que o serviço chegará em novos mercados, incluindo o Brasil, Austrália, Japão e México.
Em um post no blog oficial do Xbox, Jerret West, Diretor de Marketing do Xbox, afirmou que “no início de 2021, daremos o próximo passo na jornada para chegar em mais jogadores ao redor do mundo.”
West afirma que essa ação de adicionar mais de um bilhão de dispositivos que podem utilizar o ecossistema do Xbox, torna possível entregar uma experiência completa para todos os tipos de jogadores.
Ainda segundo esse post, o xCloud que, como dito acima, é parte do Xbox Game Pass Ultimate, estará disponível em PCs Windows no app do Xbox e também em navegadores.
No iOS, no entanto, o serviço estará disponível apenas através de navegadores.
Isso ocorre devido às limitações impostas pela Apple nos aplicativos e serviços de nuvem para o iOS. Por isso, a Microsoft não pôde lançar apps para o iPhone e iPad quando o serviço foi lançado para o Android em setembro.
As duas empresas discutiram publicamente sobre essa imposição da Apple. A companhia de Steve Jobs afirmou que serviços desse tipo precisariam submeter os games individualmente para avaliação.
Portanto, a solução que a Microsoft encontrou foi permitir que o serviço seja compatível com os navegadores, seguindo a mesma estratégia do Google Stadia e Amazon Luna.