O novo console Xbox Series X lançado pela Microsoft no dia 10 de Novembro veio com uma novidade: um SSD M.2 Pcle 3.0 com taxa de transferência de 2400 MB/s.
Mas se tudo isso pareceu um bando de sigla e você não sabe qual é a real importância disso e como isso afeta sua experiência durante um jogo, então esse texto é para você!
Já falamos anteriormente que um SSD é uma tecnologia mais moderna quando comparada aos antigos HD. Embora custem mais caro, são menores e a velocidade do device é incomparável quando se usa um SSD.
De fato, o SSD utilizado no Series X tem tamanho bastante compacto e com uma capacidade de armazenamento bastante impressionante de 1 Tb.
Outras informações sobre SSD do Xbox Series X
A diferença para seu rival, o PlayStation 5, é que no Xbox Series X, o SSD não é soldado, o que permite então a sua troca.
Outra informação importante é que o Series X utiliza o WD SN530, modelo NVMe no padrão Pcle 3.0, fabricado pela Western Digital. Aqui, alguns usuários criticam por ter utilizado um Pcle 3.0, quanto poderia ter utilizado o 4.0.
Além disso, a taxa de transferência do Xbox Series X é de 2.400 MB/s de leitura e 1.950 MB/s de escrita. Mas essa velocidade pode chegar a 4.800 MB/s com técnicas de compressão e arquitetura Velocity.
E o que isso tem relação com você? De fato, a taxa de transferência é bastante interessante, o que te permite baixar jogos com bastante tranquilidade e rapidez.
Sua experiência será excelente, com a rápida velocidade de loading, sem travamentos, o que deixa os usuários bastante satisfeitos.
Em relação ao armazenamento, existe a possibilidade de utilizar um SSD externo, mas isso não sai barato, com o preço ficando na faixa de R$ 2.000,00.
Como o novo Xbox Series X não sai atualmente por menos de R$ 4.500,00, a conta pode ficar salgada caso o usuário queira essa expansão.
A tendência é que os preços diminuam com o passar do tempo, mas até lá, cabe saber se os usuários realmente ficarão felizes com o desempenho do novo Xbox Series X.