Depois de tentar interromper o avanço das pesquisas em inteligência artificial, Elon Musk parece que finalmente se rendeu a esse segmento. O atual dono do Twitter e da Tesla anunciou a criação de uma nova empresa de IA, a xAI.
A nova empresa de Elon Musk conta com a presença de muitas pessoas que já trabalharam no ramo antes, como ex-funcionários da própria OpenAI, que é criadora do ChatGPT, da DeepMind, que é a empresa-irmã do Google, e da Microsoft Research.
Leia também:
Elon Musk diz que China será o primeiro país a regulamentar o desenvolvimento da Inteligência Artificial
Novas evidências apontam para criação de empresa por Elon Musk para rivalizar com a OpenAI
xAI pretende responder as “perguntas mais fundamentais”
A empresa já conta até mesmo com um site oficial, que revela que o grande objetivo da xAI é “entender a verdadeira natureza do universo”. Entre os atuais funcionários, estão pessoas que já estiveram em algum momento envolvidas na criação de ferramentas de chatbot com IA como o GPT-3.5 e o GPT-4. Além disso, a xAI também conta com a consultoria de Dan Hendrycks, diretor do Center for IA Safety.
De acordo com Elon Musk, o time será apresentado com detalhes amanhã, no dia 14 de julho, no próprio Twitter. Eles também estarão disponíveis para responder dúvidas e perguntas do público em geral na plataforma.
Announcing formation of @xAI to understand reality
— Elon Musk (@elonmusk) July 12, 2023
Embora a xAI seja uma empresa separada, ela ainda vai trabalhar ao lado de outras empresas da X Holding Corp, como por exemplo a responsável pelo Twitter, a X Corp e a própria Tesla. Ela já conta até mesmo com uma conta oficial no Twiiter, e em um dos posts traz a indagação “Quais são as perguntas mais fundamentais sem resposta?”
What are the most fundamental unanswered questions?
— xAI (@xai) July 12, 2023
Vale lembrar que Musk foi um dos primeiros apoiadores da OpenAI, mas depois acabou virando um crítico ferrenho da mesma. Em uma entrevista, ele até mesmo disse que a IA poderia causar a “destruição da civilização” e se uniu a outros líderes de tecnologia para pedir uma pausa no desenvolvimento desse tipo de tecnologia.
Mas, apesar disso, a chegada da xAI não é exatamente uma surpresa, já que Elon Musk já tinha falado sobre sua vontade de criar uma inteligência artificial desde o começo do ano. Ele até mesmo nomeou essa IA de TruthGPT, reafirmando que o seu propósito seria entender o universo e trazer respostas para dúvidas absolutas. Será que teremos finalmente a resposta para a pergunta “qual o sentido da vida?”.
Mas pelo visto o nome não vingou. Ou isso, ou o fato de alguns desenvolvedores independentes terem lançado primeiro um bot de IA com esse mesmo nome de TruthGPT antes, e com isso a chance de usá-lo acabou sendo descartada.
Deixe seu comentário