A Apple anunciou durante a WWDC 2015 o iOS 9, nova versão do sistema destinado aos iPhones, iPads e iPods Touch. O novo sistema vem recheado de novidades, como por exemplo, reformulação da Siri, que agora está proativa e, claro que a Apple não perderia a oportunidade de provocar o Google e o seu sistema Android. A gigante de Cupertino mostrou alguns dados para o público presente na conferência, afirmando que o iOS 8 foi adotado por 83% dos consumidores, enquanto o Android Lollipop, no mesmo período, obteve somente 12% de participação nos dispositivos compatíveis.
Deixando as provocações de lado, vamos para as principais novidades do iOS 9:
► Siri
A assistente pessoal Siri recebeu diversas reformulações, referentes à sua interface e funcionalidades. A Apple garante que o nível de eficiência está em torno de 40% a mais que no ano passado. Parte dessa eficiência está em um nível de intuição mais apurado da assistente. Ao plugar o fone de ouvido, o próprio iOS identifica isso e executa o aplicativo de músicas automaticamente.
A Apple fez questão de adicionar uma integração com os aplicativos, melhorando o refinamento das buscas feitas pelos usuários. Através dessa integração tornou-se possível criar lembretes relacionados aos aplicativos automaticamente, assim como a importação de informações de emails para os calendários.
Alguns dados referentes a Siri também foram revelados. A Apple diz que por semana a Siri atende um bilhão de solicitações, com uma taxa de erro de apenas 5%.
Em relação aos dados dos usuários, a companhia garante que não serão compartilhados com terceiros.
► Apple Pay
A conversa em torno do Apple Pay foi reforçada durante a apresentação do iOS 9, aos poucos os planos de substituição das carteiras convencionais vai sendo arquitetado pela Apple. Alguns números são impressionantes, como por exemplo, o número de estabelecimentos credenciados para o serviço. Até o próximo mês será ultrapassada a marca de 1 milhão de locais que aceitam este método de pagamento.
Grandes serviços dependem de grandes parcerias, Jennifer Bailey, que é vice-presidente de serviços de internet e funcionária da Apple há 10 anos, comandou as novidades sobre o serviço, anunciando a parceria da Apple com a Discover, que traz consigo gigantes do cartão de crédito – American Express, MasterCard e Visa.
O Passbook agora passa se chamar Apple Wallet, agindo como a grande carteira para o serviço, onde o usuário poderá armazenar seus cartões de crédito, débito, passagens aéreas e até cartões fidelidade e cartões de empresas.
Um novo leitor será lançado pela Apple para que mais lojas possam aderir ao serviço. No Reino Unido por exemplo, o Apple Pay estará disponível em 250 mil estabelecimentos e no transporte público.
► Inclusão de novos recursos aos iPads:
Com o novo iOS, a Apple quer literalmente tratar o iPad como um computador e para isso novos recursos foram pensados e projetados especialmente para essa plataforma. O recurso principal é o Split View, tornando possível usar a tela dividida, rodando dois aplicativos ao mesmo tempo. E essa divisão ocorre sem nenhuma forma de congelamento, os dois apps são executados e permanecem funcionais durante todo o tempo. Já com o “picture in picture” vídeos de aplicativos de streaming poderão ser executados em miniatura enquanto outros apps são executados em tela cheia.
Vale lembrar que esses recursos são compatíveis somente com iPads Air e iPads Mini a partir da segunda geração.
► Aplicativos reformulados
Alguns apps sofreram reformulações em suas funcionalidades para trazer mais comodidade e assistência aos usuários. O Maps, por exemplo, ganhou a função Transit, que tem como foco o transporte público. O suporte do trânsito engloba o ônibus, trens e metrôs. Nesta fase inicial o número de cidades atendidas será bem limitado, ficando restrito as seguintes localidades: Baltimore, Berlim, Chicago, Londres, Cidade do México, Nova York, Filadélfia, San Francisco, Toronto e Washington. Porém a Apple já anunciou que outros países terão suas cidades integradas ao Transit, como por exemplo a China, que terá as seguintes cidades incluídas: Beijing,Chengdu, Guangzhou, Hangzhou, Xangai, Shenzhen, Wuhan, Xian e Zhenghou.
Outro app que sofreu reformulação foi o Notes, que agora permite anotações mais simples, integrada com outras aplicações, além de um sistema de desenhos.
Um novo app também foi anunciado, o Apple News, que utiliza a forma de adicionar notícias de algumas fontes compatíveis, similar ao que o Flipboard já faz. Primeiramente estará disponível somente nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, e irá contar com conteúdo interativo de alguns “monstros” da comunicação, como New York Times e Wired. A Apple ainda anunciou uma API que permitirá a criação de conteúdos exclusivos para esse sistema. O novo aplicativo ainda suporta fotos, infográficos animados e vídeos, assim como links “marcados para ler depois”.
► CarPlay sem fios
Uma grande novidade para o iOS 9 envolvendo o CarPlay foi apresentada pela Apple durante a WWDC 2015. O CarPlay com o iOS 9 não precisará mais de fios para a conexão com o iPhone. Ainda não há uma data específica para esse novo método de integração, mas o que podemos ter certeza é que sairá bem caro para os interessados, devido a exigência de um automóvel compatível. E para incentivar a adoção de modelos com o CarPlay, o kit de desenvolvimento para as montadoras permitirá a criação de aplicativos para o controle de algumas funções do automóvel.
► Aparelhos compatíveis com o iOS 9
O leque de aparelhos compatíveis com o iOS 9 é bem grande, cobrindo uma grande faixa de dispositivos. No caso do iPad somente a primeira geração não conta com o suporte. No iPhone, a atualização estará disponível para aparelhos a partir da geração 4S.
O iOS9 já está disponível para os desenvolvedores, e para que essa versão possa ser baixada você deverá acessar o site de desenvolvedores de aplicativos, mas lembrando que demanda uma conta que é paga e custa US$ 99. O beta público do sistema será liberado em julho.
Como de praxe a Apple liberou o papel de parede que marca essa nova versão do iOS, e agora compartilhamos aqui com você. Caso queria baixar em alta resolução clique aqui.