Roteadores Wi-Fi se tornaram parte de nossa vida, item básico em qualquer residência, escritório, salão de embarque de aeroporto e assim por diante. As dificuldades de oferecer uma cobertura confiável em grandes ambientes, bem como necessidades específicas (como conectar um PC com uma placa cabeada à rede wireless?) fazem com que em muitos casos seja necessário usar não apenas um, mas vários roteadores no mesmo ambiente.
O recém-lançado TP-LINK TL-WR700N é uma opção peculiar para um roteador secundário ou extensor:
Ele é uma caixinha que se conecta diretamente à tomada, oferecendo apenas um conector ethernet. Internamente ele inclui apenas um pequeno transformador, o SoC Atheros AR9331 (que já inclui o transmissor Wi-Fi e memória Flash) e um chip de memória RAM de apenas 16 MB. As duas antenas foram também incorporada diretamente à placa de circuito, como nesta essa foto do smallnetbuilder:
Toda essa simplicidade resultou em um roteador modesto, que oferece suporte ao 802.11n, mas está limitado à faixa dos 2.4 GHz em modo single-stream, o que significa uma taxa máxima teórica de 150 mbps. O alcance também não é dos melhores, devido às modestas antenas, mas ele possui uma vantagem que deve ser suficiente para convencer muitos: custa apenas US$ 30 no exterior, o que significa que ele deve custar na faixa dos 80 a 90 reais por aqui.
Dentro das limitações, ele oferece um conjunto medianamente completo de recursos e pode ser configurado de diferentes formas de acordo com a necessidade:
AP: O modo regular de ponto de acesso, servindo como um bridge entre os clientes conectados à rede wireless e uma conexão cabeada, conectada através da porta ethernet.
Roteador: Permite compartilhar uma conexão na porta LAN com os clientes wireless. A principal diferença entre os modos AP e roteador é que no modo roteador temos DHCP, NAT e Firewall.
Client: Neste modo o roteador se conecta a uma rede wireless já existente e oferece acesso a um PC conectado a ele através do conector ethernet. Essencialmente, nese modo ele funciona como uma placa Wi-Fi ethernet. Nesse modo ele pode ser também conectado a um switch, oferecendo acesso a vários PCs.
Repetidor: Permite estender o alcance da rede, retransmitindo o sinal de outro roteador. Como ele possui apenas um transmissor, este modo reduz pela metade ab banda da rede (veja mais detalhes no tutorial do DD-WRT)
Bridge: Permite ao mesmo tempo se conectar a uma rede Wi-Fi como cliente e compartilhar a conexão, criando outra rede separada. Assim como no modo repetidor, o mesmo transmissor atende as duas redes, por isso a banda é reduzida.
No geral, é um aparelhinho prático e barato para estender o alcance da rede (presumindo que os outros roteadores wireless com os quais ele for trabalhar sejam compatíveis com ele) ou conectar um trecho da rede composto por PCs sem placas Wi-Fi configurando-o como cliente. Devido às dimensões reduzidas ele também pode ser usado como um roteador portátil, para levar na mala e conectar diretamente a qualquer tomada.
Ele não é uma boa opção como roteador primário, já que tanto o alcance (devido às antenas) quanto o desempenho (2.4 GHz single-stream) são inferiores a outros aparelhos do mercado.