Em abril, durante o evento “Future of Hybrid Work, a Microsoft confirmou algumas novidades que chegariam ao Windows 11. Entre elas, a reformulação no explorador de arquivos, com o destaque para a navegação por abas, que já vinha sendo testado de maneira silenciosa desde março. O recurso foi liberado para os participantes do Windows Insider. A novidade já está valendo na Insider Preview Build 25136.
Com a novidade, a principal alteração na dinâmica de uso com o explorador de arquivos é que não será mais preciso manter aberta diversas páginas diferentes, o agrupamento pode ser gerenciado por abas. Modo de uso no estilo navegador. Para ajudá-lo a trabalhar em vários locais ao mesmo tempo, a barra de título do File Explorer agora tem guias, diz a Microsoft na página oficial sobre a Build.
Essa não é a primeira vez que a Microsoft tenta aplicar abas no explorador de arquivos. Em 2017, com o Windows 10, um teste chegou a ser feito, mas a ideia foi rapidamente descartada. Com o Windows 11 veio para ficar. Em concorrentes, Linuxs e no Mac OS, o recurso já é uma realidade faz tempo.
Para experimentar a nova interface do explorador de arquivos com abas, você precisa estar inscrito no programa Windows Insider e instalar o Windows 11 Insider Preview Build 25136 do Dev Channel.
Você também deve ler!
Adeus HD: Microsoft deve exigir SSD em novos PCs com Windows 11
Microsoft apresenta Clipchamp, o editor de vídeos para Windows 11
“O Explorador de Arquivos também está introduzindo um layout atualizado do painel de navegação esquerdo, que facilita a navegação para as pastas importantes para você”, afirmaram. “A organização atualizada fornece acesso fácil às suas pastas fixadas e usadas com frequência (acesso rápido) e seus perfis de nuvem do OneDrive adicionados ao Windows”, diz a Microsoft,
Clique aqui para conferir as demais novidades da Insider Preview Build 25136.