Na semana passada a Microsoft comentou um pouco sobre o desafio de fazer o Windows 8 funcionar com as telas de toque. Em geral os equipamentos atuais não respondem bem ao que será necessário para o Windows 8, podendo trazer experiências frustrantes.
Os PCs com Windows 8 com tela de toque (normalmente tablets) precisarão ter um sensor capaz de reconhecer no mínimo 5 toques ao mesmo tempo. Muitos modelos atuais de telas de toque reconhecem apenas um ou dois. Muitos gestos do Windows 8 ficariam comprometidos. Há requisitos de qualidade também para a identificação dos toques, sensibilidade e uso da borda plana – a superfície deve permitir deslizar de fora para dentro, aproveitando o pixel de cada extremidade para chamar as telas de controle do Windows 8 (basicamente as novas barras de botões).
A ilustração abaixo mostra os tipos de toques necessários para lidar com o Windows 8:
Os dois últimos serão os mais complicados ao aproveitar hardware atual, especialmente em telas com a borda bem acima do nível da superfície do vidro.
No vídeo abaixo alguns testes de toque são feitos e comentados, primeiro num dispositivo de legado, digamos assim, e num que foi projetado para o Windows 8:
Como os tablets já serão lançados certificados para o Windows 8, não há com o que se preocupar. O ruim seria tentar aproveitar notebooks conversíveis e dispositivos feitos para o Windows 7, onde a compatibilidade dependeria da “sorte”. Os recursos básicos de toque serão suportados, mas a experiência geral poderá decepcionar bastante, como comentado.
Daqui alguns dias o post original deverá estar traduzido, facilitando a leitura dos interessados.