Ainda alguns meses distante da versão final, mais alguns apps foram adicionados e outros atualizados na loja de aplicativos do Windows 8, a Windows Store.
O Windows 8 está em beta na forma do Consumer Preview, permitindo que qualquer um teste o sistema e os aplicativos estilo Metro. Ele recebe atualizações pelo Windows Update, corrigindo ou melhorando um ou outro recurso, facilitando a vida de quem mantém o beta instalado. Estive usando num PC de uso diário e, diferente do Developer Preview, praticamente não encontrei problemas sérios.
As atualizações dos apps liberados recentemente permitem ver melhor como se comportam os aplicativos Metro, a nova investida da Microsoft para seu sistema operacional. Aos poucos o que parecia uma tela vazia cheia de quadrados toscos vai ganhando mais vida.
Entre os aplicativos atualizados estão o cliente do WordPress, que agora permite a criação de novos posts, e uma interface do LifeCam para as webcams da Microsoft. O Hydro Thunder Hurricane, famoso no Xbox Live Arcade, agora foi lançado para Windows 8. O jogo conta com dois barcos e duas pistas. Ele foi otimizado para telas de toque, afinal parte da grande aposta do Windows 8 se dá nos tablets.
Muita gente sente falta do Tweet@rama, que veio com o Developer Preview mas não está presente no Consumer Preview. No lugar dele pode ser usado o FlipToast para acesso ao Twitter, apesar de ainda ser bem limitado.
Durante a fase de teste os aplicativos da Windows Store são gratuitos, então não há com o que se preocupar. Eles ficam associados a uma conta do Live, que pode ser um endereço de Hotmail, MSN, SkyDrive, .NET Passport, etc.
A Windows Store só listará aplicativos Metro e, como já foi amplamente divulgado, os aplicativos tradicionais não rodarão no Windows em processadores ARM. Todo o esforço da Microsoft e dos desenvolvedores interessados deverá garantir um sistema amigável e funcional, caso contrário tenderá ao fracasso.
Ainda é cedo para julgar a pequena quantidade de aplicativos na loja e a qualidade deles, afinal o sistema nem foi lançado… Sem contar que as lojas de sistemas como iOS e Android se gabam de ter milhares de aplicativos, mas na prática é difícil achar quem use mais de uns 20 ou 30, de forma que o número por si só não define nada – vai da qualidade e dos objetivos de cada um; aliás qualidade e utilidade geral é o que falta em boa parte dos apps de iOS e Android, já que muitos acabam ajudando apenas para aumentar os números das app stores.