Pouco depois de liberar o Consumer Preview do Windows 8 a Microsoft reforçou a divulgação dos requisitos de hardware para ele. Como já foi amplamente divulgado, basicamente qualquer computador que pode rodar o Windows 7 consegue rodar o 8, muitas vezes até melhor, dadas as otimizações no sistema.
Resumindo, as especificações de hardware para o Windows 8 são:
- Processador de 1 GHz ou superior
- 1 GB de RAM (para 32 bits) ou 2 GB de RAM (para 64 bits)
- 16 GB de espaço em disco (32 bits) ou 20 GB (64 bits)
- Adaptador de vídeo compatível com DirectX 9 e WDDM 1.0 ou superior.
O WDDM foi introduzido com o Windows Vista e foi uma das melhores alterações a nível de vídeo no Windows. Entre outras coisas ele permite que o adaptador de vídeo seja desativado e reativado sem a necessidade de reiniciar o computador. Na prática é possível atualizar drivers de vídeo sem o tradicional reinício para ativação, basicamente a tela apenas pisca durante frações de segundo.
Se o computador tem o logotipo do Windows 7 as chances de sucesso são maiores, já que a MS fará de tudo para manter a compatibilidade. Em alguns casos específicos, no entanto, dependerá do fabricante lançar atualizações de drivers. Infelizmente alguns instaladores dificultam ou proíbem a instalação de drivers em versões superiores à suportada por uma mera limitação artificial, colocada antes do lançamento do novo sistema. Com exceção de aplicativos que exigem acesso bem específico a determinada versão do Windows, tudo mais deve funcionar da mesma forma como no 7.
No Windows 8 com os aplicativos Metro novas exigências foram feitas com relação à resolução de tela. Para uma experiência completa o ideal é ter monitor com resolução igual ou superior a 1366×768 pixels. Essa resolução foi a escolhida por ser comum em notebooks, ao mesmo tempo que oferece uma experiência bem próxima do clássico 1024×768 quando um aplicativo estiver lado a lado com outro. Nos aplicativos Metro é possível manter pelo menos dois lado a lado, um deles numa área menor da tela:
Isso vale também para o desktop, possibilitando manter um aplicativo Metro na barra lateral e o desktop clássico (com a barra, Explorer, etc) na maior parte da tela.
Deixando a possibilidade de rodar dois apps Metro lado a lado o Windows 8 suporta também monitores com resolução de 1024×768, exibindo apenas um app Metro de cada vez. Qualquer resolução menor do que essa impossibilitará o uso dos aplicativos Metro. Isso foi exigido para facilitar o desenvolvimento de apps em várias resoluções, criando o mínimo do mínimo suportado. 800×600 fica de fora, assim como 1024×600 ou a clássica resolução HD: 1280×720. Apesar de ser grande, widescreen e vista como “moderna” ainda hoje, os 720 pixels de altura limitam a área mínima dos apps Metro, que exigem 768.
Apesar disso o Windows 8 também rodará a 800×600, permitindo aproveitar PCs mais velhos ou apenas seus monitores antigos, em último caso. Sem apps Metro, a tela de início continuará funcionando a 800×600, mas somente os aplicativos desktop poderão ser abertos.
Boa parte das telas de toque que funcionam com o Windows 7 funcionam bem no Windows 8, e melhor ainda já que os botões e itens da interface maiores facilitam esse método de entrada. Note que telas de toque antigas não suportam todos os recursos da moda, como multitoque, alguns gestos, etc. Em alguns monitores o desenho das bordas pode dificultar ou até mesmo impedir o uso do Windows 8, que exige a possibilidade arrastar das bordas para dentro. Isso é usado para chamar menus e botões e foi projetado pensando em telas lisas, com a borda no mesmo nível da tela. Os pixels das extremidades responderão ao toque, então alguns monitores podem não ser recomendáveis para uso com o Windows 8 – como o 3M M2256PW 22, onde o bisel pode dificultar o acesso.
Entre outras coisas, o BitLocker não exige um chip TPM (Trusted Platform Module) mas funciona melhor se o PC tiver um. O Hyper-V exige um sistema de 64-bit com suporte a SLAT (Second Level Address Translation), além de pelo menos mais 2 GB de RAM.
O Consumer Preview permite fazer uma atualização do Windows 7, mas não é recomendável em um computador de uso sério, já que é uma versão de teste. Se você ainda não baixou, confira os links e detalhes para testar o beta do novo Windows.
Por fim, uma última recomendação: a experiência da interface Metro depende de aceleração gráfica para funcionar bem, então o Windows 8 pode ficar “lento” ou ruim em máquinas virtuais. Prefira testar num HD ou partição real. Veja mais detalhes no blog oficial.
Segue o vídeo da apresentação no Mobile World Congress (em inglês):