Windows 8 terá gerenciador de senhas nativo

O Windows 8 terá um gerenciador de senhas nativo. As novidades foram comentadas brevemente no blog dos desenvolvedores. Além do gerenciador de senhas, um sistema de login baseado em smart cards virtuais será aplicado aproveitando o TPM (Trusted Platform Module) presente em alguns PCs.

O gerenciador de senhas, com maiores chances de ser usado pelo público geral, será integrado a uma conta do Windows Live. Como já foi divulgado (e está disponível no developer preview) o Windows 8 pode fazer login usando uma Windows Live ID (uma conta de Hotmail, MSN, etc). Suas configurações pessoais (como tema, papel de parede e aplicativos Metro) são sincronizadas entre os vários PCs em que você logar com a mesma conta. E entre os dados, estarão as senhas dos sites que você salvar usando o serviço (naturalmente criptografadas).

Isso permite criar senhas difíceis de lembrar para sites da web (ao menos usando o IE10). Senhas fortes, com muitos caracteres, letras e números, mais caracteres especiais… Algo que é desejável mas raramente utilizado entre usuários domésticos.

Se perder acesso ao Windows Live ID por algum motivo, as várias opções de recuperação continuam: por e-mail secundário, frase secreta ou número de telefone celular. E isso pode entregar as senhas salvas, bastando logar e sincronizar num outro PC com Windows 8. Uma API estará disponível para uso pelos aplicativos.

Ainda assim, se não for possível recuperar a senha da Live ID, será possível fazer login em algum Windows 8 já configurado para você (marcado como um compuador confiável). No PC é possível logar com a senha antiga, pelo menos a última que funcionou ali. Feito isso poderia ser iniciado o processo de recuperação da senha do serviço.

Resumindo bem, o Windows 8 será baseado nesse conceito: cada PC ou notebook é associado à sua conta; suas configurações (e senhas salvas) são mantidas em todos eles; e qualquer um deles pode ser usado para recuperar sua conta, se você perder a senha do serviço Windows Live ID. Ao usar computadores alheios ou públicos, a recomendação é usar uma senha especial gerada para uso uma única vez, algo que o Windows Live já tem. Nesse caso ele envia um código para o celular cadastrado na conta, e este código só será válido naquele momento.

Quem não quiser usar esses beneficios poderá prosseguir como já faz hoje, usando gerenciadores de senhas de terceiros ou simplesmente nenhum. Também é possível fazer login no Windows 8 com uma conta local, exatamente como no Windows 7 ou anterior.

Falando nisso, o processo de login no Windows 8 também foi facilitado. Pensando em tablets (mas herdado para os desktops) foi aplicado o uso de um PIN, um número de identificação muito curto (4 dígitos). Outra coisa interessante é o login por gesto numa imagem, que lembra o “deslize para desbloquear” dos smartphones, mas com gestos livres sobre uma foto qualquer.

Esse recurso também está detalhado no blog:

Logo mais os textos devem aparecer traduzidos.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Localize algo no site!