O botão de Print Screen do Windows já se tornou uma marca registrada do sistema e funciona da mesma forma há alguns anos. Porém, o novo Windows 11 promete mudar um pouco esse funcionamento, trazendo novidades e mais opções para a captura de tela.
A novidade foi vista na versão preview de testes com a build 22.621.1546 e também a build 22624.1546 no canal beta do Windows 11 e mostra um pouco dessas mudanças e como será a função em breve para todos.
Leia também:
Windows 11: Atualização prejudica desempenho de SSDs, dizem usuários
Windows 11: atualização pode finalmente liberar mudança de posição da barra de tarefas
Snipping Tool oferecerá mais opções durante a captura de tela
Atualmente, o uso do Print Screen não é muito difícil, mas também não é exatamente amigável para quem não conhecesse a função. É preciso apertar o botão dedicado a ele no teclado, que geralmente tem o nome de PrtSc, localizado normalmente no canto superior direito. Ao fazer isso, automaticamente a imagem que está aparecendo na tela é gravada na área de transferência.
A partir daí, é possível colá-la em diversos programas, seja no Paint para modificar, ou no Word para ser salva como uma imagem no documento e até mesmo direto em mensageiros como no WhatsApp Web para compartilhar.
Ela tem funcionado assim por um longo tempo, mais ou menos há cerca de 30 anos desde o Windows 95, então a Microsoft decidiu que já era hora de mudar um pouco e melhorar a ferramenta.
A mudança não é muito grande, mas promete trazer uma experiência mais agradável, principalmente para quem não tem muito costume com o sistema. Atualmente, quando se aperta o botão do Print Screen, o sistema não dá nenhuma indicação de que a imagem foi salva na área de transferência. Não há nenhuma animação, nenhuma mensagem e nem mesmo efeito de som para indicar que algo aconteceu.
Agora, ao apertar o botão, o sistema abrirá uma janela chamada de Snipping Tool. Ela vai indicar que a tela foi capturada, além de trazer opções extras para essa captura. O usuário poderá, por exemplo, editar a captura de tela sem precisar usar outro programa para isso, já que ela oferece ferramentas de corte antes de salvar a imagem.
É possível voltar para a versão padrão do Print Screen
Para quem não gostou da novidade ou simplesmente não gosta de mudanças, a Microsoft felizmente oferece a oportunidade de voltar para o uso padrão. Basta ir no painel de controle, escolher a opção Acessibilidade, depois em Teclado, onde terá a opção “Usar o botão do Print Screen para abrir o Snipping Tool”. Nela é possível ligar ou desligar.
No caso de desligar, o Snipping Tool ainda poderá ser acessado pelo atalho no teclado, embora seja um pouco mais complicado do que apenas apertar o botão Print Screen. Nesse caso é preciso apertar as teclas Windows + Shift + S juntas.
Isso pode ser temporário, e a nova opção poderá se tornar única em algum tempo, mas nada é certo. Na verdade, ainda nem dá para confirmar com certeza de que essa mudança vai mesmo ser lançada para a versão estável do sistema operacional, já que ela ainda está em fase de testes.
Caso os testadores ofereçam muitos feedbacks negativos ou até mesmo não tenha muitos feedbacks positivos, é possível que a Microsoft resolva simplesmente desistir da novidade.
Fonte: techradar
Deixe seu comentário