Windows 11 é instalado no Nintendo Switch e resultado deixa a desejar

Windows 11 é instalado no Nintendo Switch e resultado deixa a desejar

Jogadores e entusiastas encontram em suas mãos cada dia mais e mais oportunidades para ultrapassar os limites desafiados por diversos hardwares e softwares, e por isso os experimentos se tornam cada vez mais intrigantes. Um exemplo atual é que o um usuário conseguiu instalar o Windows 11 em um Nintendo Switch.

Mas esse empreendimento, embora ambicioso, acabou revelando ser mais desafiador do que de fato benéfico, mostrando as complexidades de adaptar um sistema operacional moderno a um hardware específico.

Leia também:

Raríssimo: protótipo do Super Nintendo é leiloado
ASUS ROG Ally X é anunciado com bateria aprimorada e suporte a SSD M.2 2280

Nintendo Switch com Windows 11 pena pra rodar qualquer coisa

Segundo @PatRyk, que compartilhou sua experiência no Twitter, a instalação do Windows 11 no Switch foi uma jornada árdua. Com um processo inicial que levou três horas e até mesmo tarefas básicas do sistema mostrando-se pouco responsivas e levando vários minutos para serem concluídas, fica claro que essa não é uma transição suave para o console híbrido da Nintendo.

O sistema operacional funcionava com extrema lentidão, levando cerca de 10 segundos para realizar qualquer ação básica. A situação se torna ainda mais sombria quando se trata de jogar no Switch com o Windows 11 instalado.

Isso porque a otimização e o desempenho parecem estar longe do ideal, resultando em dificuldades até mesmo para rodar jogos gráficos simples, como Peggle.

Isso contrasta fortemente com a capacidade do Switch padrão de executar títulos como Doom Eternal a 30 FPS na maior parte do tempo, mesmo com escalonamento de resolução, mostrando o quanto a perda de desempenho é drástica nesse caso.

Mas por que alguém se aventuraria por esse caminho, e existe algum benefício real em substituir o sistema operacional padrão do Switch? Para alguns, pode ser uma questão de diversão ou de explorar os limites do que é possível.

A verdade é que, embora a ideia de executar o Windows 11 em um console portátil possa parecer absurda à primeira vista, não é tão incomum quanto se poderia pensar. De fato, alguns dos principais concorrentes do Steam Deck utilizam o sistema operacional da Microsoft para funcionar. No entanto, essa abordagem nem sempre é bem-sucedida, como demonstrado pelo Asus ROG Ally, cuja base no Windows 11 foi motivo de desaconselhamento devido a problemas de desempenho.

No entanto, considerando os desafios enfrentados, talvez fosse prudente considerar alternativas, como o Tiny11 Core para Arm, para obter resultados mais satisfatórios.

Enquanto o Windows 11 no Switch pode ser uma experiência complicada, há luz no fim do túnel quando se trata de explorar o potencial do console. Os testes de jogos com Linux na arquitetura Arm, realizados por Taki Udon no YouTube, mostram que o Switch pode oferecer desempenho impressionante em resoluções de até 4K.

Embora os jogos testados sejam principalmente antigos ou emulados, o fato de o hardware do Switch rodar bem o Crispy Doom e jogos do GameCube a 4X a resolução nativa sob o Linux é promissor.

Quando aos entusiastas do Windows 11, vale lembrar que apesar dos desafios encontrados ao tentar integrar o SO ao Nintendo Switch, há especulações de que a Microsoft possa lançar um console portátil Xbox no futuro. Isso levanta a possibilidade de que o Windows 11 se torne um padrão no mercado de jogos portáteis, embora ainda haja muito trabalho a ser feito para otimizar o sistema operacional para esse fim.

As melhores experiências de jogo no Switch continuarão sendo aquelas dentro dos limites do sistema operacional padrão e seus jogos. No entanto, para os que buscam novas aventuras e estão dispostos a se aventurar além das restrições da Nintendo, a possibilidade de transformar o Switch em um PC de emulação ou streaming pode ser tentadora.

E com a chegada do Steam Deck e outras alternativas no horizonte, a paisagem dos consoles híbridos está se expandindo ainda mais, oferecendo novas oportunidades para os entusiastas da tecnologia explorarem.

Fonte: tomshardware

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X