A liberdade para posicionar a Barra de Tarefas do Windows sempre foi um recurso presente em diversas versões do sistema operacional. Porém, com a chegada do Windows 11, essa opção foi simplesmente removida, sem muitas explicações.
Isso acabou fazendo com que vários usuários começassem a solicitar a volta dessa possibilidade, sendo um dos pedidos principais, porém mesmo assim a Microsoft não prometeu nada e nem mostrou interesse em solucionar esse problema por enquanto.
De fato, eles já revelaram que ainda existem diversos desafios em relação a isso no Windows 11 e que a quantidade de usuários que fazem questão dessa liberdade no posicionamento da Barra de Tarefas é pequena quando comparada a outros usuários que estão pedindo outros recursos.
Leia também:
Windows 11 testa tecnologia de IA para personalizar wallpapers em 3D
Usuários do Windows 11 sofrem com falha na inicialização após último update do sistema
Barra de Tarefas muda de posição, mas de forma bem precária
Porém, parece que há uma chance da empresa voltar atrás e adiantar a volta do recurso em breve. O usuário Albacore compartilhou em seu Twitter uma postagem que mostra que no Windows 11 Dev build 25309 (versão de testes do sistema operacional) já é possível colocar a Barra de Tarefas na parte superior da tela.
O novo Windows 11 vem com a Barra de Tarefas na parte inferior da tela como padrão, e até então não é possível mudar. Porém, nessa versão da build de teste, ele conseguiu coloca-la na parte superior da tela. Não se sabe se é possível coloca-la nas laterais, uma opção que é válida nas outras versões do Windows (provavelmente não).
https://twitter.com/thebookisclosed/status/1632890950845431811?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1632890950845431811%7Ctwgr%5Ed7dec14319495d0d7e2c01705f8487aaae3517b0%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fmspoweruser.com%2Fwindows-11-taskbar-top-location-on-screen%2F
O vídeo mostra a Barra de Tarefas na parte superior, porém a mudança não parece ser detectada pelo sistema. Isso porque quando ele clica em alguma opção da barra, os aplicativos e abas são abertas como se ela ainda estivesse na parte inferior, com animações que parte daquele ponto e posicionamento padrão.
Essa mudança também fez com que os ícones ocultos sequer abram. Embora ele não mostra as janelas de prévias dos aplicativos abertos, é provável que ela siga o mesmo esquema, sendo abertas a partir da parte inferior da tela como se a Barra de Ferramentas ainda estivesse ali.
Ainda não se sabe se mudança será oficial
Vale lembrar que por enquanto essa opção de mudança é apenas um recurso visto em uma das atualizações da versão de testes do Windows 11, então não dá para saber se isso realmente será disponibilizado para o público ou não, infelizmente.
Pelo visto, o recurso ainda está no início do início e ainda há muito o que fazer para que ele seja comparado ao presente nas versões anteriores do Windows. De fato, é estranho que a Microsoft tenha tirado algo tão comum e já encontrado em outras versões do seu SO do nada e que só agora, depois de 1 ano e maio do lançamento oficial, ele comece a aparecer no beta e de forma tão incompleta.
Mas pelo menos a empresa parece estar tentando aprimorar a Barra de Tarefas na nova versão do Windows. Recentemente eles adicionaram a logo do novo Bing na barra de pesquisa tanto do Windows 10 quanto do Windows 11, porém depois de alguns dias ela foi removida. Ainda assim, eles afirmaram que ela ainda está no sistema.
“O ícone do Bing na caixa de pesquisa está sendo mostrado por meio do recurso de destaques de pesquisa existente, que mostra o conteúdo rotativo diário. Continuaremos a rotacionar o conteúdo ao longo do tempo, incluindo o ícone do Bing. Convidamos usuários do preview para nos dar feedback para que possamos continuar a aprender e ajustar a experiência ao longo do tempo”
Fonte: mspoweruser
Deixe seu comentário