Na última sexta-feira, dia 10, a Microsoft fez um anúncio que certamente irá gerar discussão entre os usuários: uma nova atualização que vai inserir anúncios promocionais do seu serviço Game Pass diretamente nas configurações do sistema operacional.
Porém, é importante ressaltar que, até o momento, essa novidade está sendo implementada apenas na versão de testes do Windows 11 — para ser mais preciso, na build de número 26120.470. A própria big tech fez questão de esclarecer que o foco desses anúncios são os usuários que possuem um perfil mais gamer e que costumam usar bastante o PC para jogar. Portanto, em tese, se você não possui esse perfil, não deverá ver esses anúncios. Em tese…
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“Recomendação” só será exibida nas versões Home e Pro
A gigante de Redmond não deixou de mencionar detalhes importantes sobre essa “recomendação” publicitária. Ela mencionou expressamente que a presença desse anúncio se restringirá somente às versões Home e Pro do Windows 11.
Outro ponto de atenção é que será necessário estar logado com uma conta Microsoft válida para que o anúncio seja visualizado pelo usuário. Este, por sua vez, fará sua aparição destacada já na tela inicial das configurações, algo que pode ser claramente observado na imagem publicada como destaque juntamente com o anúncio.
Essas informações foram divulgadas inicialmente através do canal de Desenvolvimento (Dev) do Windows Insider Program, um espaço destinado aos usuários cadastrados que têm interesse em testar antecipadamente as funções que estão sendo desenvolvidas pela equipe da Microsoft. Vale mencionar que o canal Dev é considerado o segundo na ordem hierárquica de lançamentos, estando logo à frente do canal Beta. No Beta, os usuários podem experimentar ferramentas que já se encontram em um estágio mais avançado de desenvolvimento e que estão quase prontas para serem lançadas oficialmente.
Aos poucos, Microsoft vai enchendo o Windows com anúncios
E as notícias não param por aí. A Microsoft já indicou anteriormente que as versões mais recentes do canal Dev fazem parte do Windows 11 24H2, sendo esta a próxima grande atualização e que tem previsão de chegar aos usuários durante o segundo semestre do ano corrente.
É inegável perceber que essa alteração na interface da página inicial das configurações do sistema representa mais uma estratégia da Microsoft para incorporar anúncios dentro do ecossistema do Windows 11. Não podemos esquecer que, já no final de abril, anúncios tinham sido introduzidos no menu Iniciar em algumas versões de teste do sistema operacional.
A situação chamou ainda mais atenção quando a Microsoft optou por remover referências a essa mudança em uma das suas atualizações mais recentes. Contudo, essa não foi a primeira vez que a empresa demonstrou intenções de integrar anúncios ao sistema — basta lembrar que, em 2022, alguns anúncios apareceram “acidentalmente” no explorador de arquivos, causando surpresa entre os usuários.
Diante deste cenário, existem especulações de que a Microsoft poderia estar planejando tornar o Windows 365, sua solução de sistema operacional baseada na nuvem, mais acessível financeiramente por meio da inclusão de anúncios. Essa tática também poderia ser aplicada ao Windows 11, oferecendo aos consumidores uma licença com custo reduzido ou até mesmo uma versão gratuita que seria sustentada por publicidade.
Para mais informações: WCCFTech e o site oficial da Microsoft
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