Como você deve ter lido aqui no Hardware.com.br, as operadoras de telefonia estão “mirando seus canhões” em direção ao Whattsapp, devido ao recurso de voz do aplicativo. Segundo as operadoras o app usufrui do número de telefone do aparelho e não de uma credencial de login como o Skype por exemplo. Basicamente as operadoras querem que o Whattsapp pague por estar utilizando o número de telefone para o recurso de chamadas.
Uma das medidas que o Whattsapp está começando a adotar em alguns países, como a Itália por exemplo é preparar algumas mensagens avisando sobre o possível boicote das operadoras., alertando o usuário caso ele não consiga realizar uma chamada.
Confira abaixo as frases que serão adotadas pelo Whattsapp na Itália:
- Não foi possível efetuar a ligação pois sua operadora restringe ligações pelo WhatsApp. Tente se conectar ao Wi-Fi e ligue novamente.
- Não foi possível efetuar chamada porque seu celular está conectado a uma rede que não permite ligações pelo WhatsApp. Conecte-se a outra rede ou desligue o Wi-Fi.
- Seu plano de telefonia não permite realizar chamadas pelo WhatsApp. Tente mudar para outra operadora, ou se conectar a uma rede Wi-Fi.
- Sua rede WiFi impede a realização de chamadas pelo WhatsApp. Tente trocar de rede ou desligar seu WiFi e use seu plano de dados móveis.
- Operadora de celular ou rede WiFi não permite a realização de chamadas pelo WhatsApp.
No Brasil a guerra em relação a esse assunto continua, a Anatel já prometeu se pronunciar em momento adequado, porém manifestou o seu apoio ao aplicativo. Será que vamos ter mensagens de bloqueio também no Brasil? Vamos aguardar os próximos capítulos dessa história.