WhatsApp não tem planos de incluir anúncios no aplicativo, avisa CEO do mensageiro

WhatsApp não tem planos de incluir anúncios no aplicativo, avisa CEO do mensageiro

O WhatsApp não planeja inserir publicidade na seção de chats do aplicativo. A informação foi revelada pelo próprio Will Cathcart, o diretor-executivo da plataforma de mensagens, em uma postagem no Twitter/X.

Mas por quê ele teve que afirmar isso? Essa declaração veio após o Financial Times divulgar uma matéria falando que a Meta estaria considerando tal ação. Vale lembrar que o WhatsApp é o serviço mais popular da empresa de Mark Zuckerberg e o único que ainda não exibe anúncios. Fato este que chega a ser até surpreendente.

Leia também
WhatsApp lança recurso Canais no Brasil
WhatsApp libera o envio de vídeos em HD; veja como ativar

Financial Times se retratou pela matéria

ceo do zap tweet

“Mas e o Threads?”, você deve estar se perguntando. É bem verdade que o Threads também não possui anúncios, mas antes precisamos levar em consideração outros fatores. Primeiramente, o Threads tem uma base de usuários ativos relativamente pequena. Em segundo lugar, a Meta já anunciou que tem intenções de introduzir publicidade na plataforma futuramente.

Depois do pronunciamento de Cathcart, o Financial Times atualizou sua matéria, incluindo a resposta do CEO do WhatsApp. O veículo também informou que um representante da empresa não confirmou nem negou se a ideia de incluir anúncios havia sido discutida anteriormente.

O porta-voz afirmou que a empresa “não pode ser responsabilizada por todas as discussões internas, mas não estamos em fase de testes, desenvolvimento ou planejamento disso“.

Anúncios no WhatsApp são um tema polêmico dentro da Meta

WhatsApp e anúncios

Segundo o Financial Times, a proposta estava em estágios iniciais de discussão. Verdadeira ou não, o jornal sugere que existe um esforço dentro da Meta para monetizar através de anúncios.

A publicação também menciona que a ideia de introduzir anúncios no WhatsApp causou “discordância” interna. Alguns funcionários defendem um modelo de assinatura para eliminar anúncios, uma ideia que enfrenta resistência dentro da empresa.

Os anúncios em questão seriam posicionados na seção de chats dos usuários, de forma similar ao que o LinkedIn faz, mas sem colocá-los no topo da lista. Com a introdução dos Canais, o WhatsApp poderia até expandir a publicidade para essa nova funcionalidade, talvez inserindo anúncios entre as mensagens dos canais.

WhatsApp é usado por mais de 2 bilhões de pessoas

Pessoa usando WhatsApp

Embora Cathcart tenha afirmado que não há planos para introduzir anúncios no WhatsApp, isso pode não ser uma decisão definitiva. O executivo já fez cortes de pessoal e tem a intenção de tornar 2023 “o ano da eficiência”. Publicidade no WhatsApp poderia ser (ou se tornará) uma significativa fonte de receita para a Meta.

Não custa lembrar que o WhatsApp é usado diariamente por mais de 2 bilhões de pessoas ao redor do globo. O Instagram, por outro lado, é uma rede social entupida de anúncios. E, se formos comparar, a compra do Instagram foi muito mais barata para a Meta do que a compra do WhatsApp. Então, do ponto de vista empresarial, faria todo o sentido do mundo tentar monetizar com a plataforma de mensagens.

WhatsApp Business

Até o momento, a Meta tem evitado a inserção de publicidade no WhatsApp, optando por monetizar através do WhatsApp Business. Esta é uma versão do mensageiro voltada para empresas. Ela possui um serviço de assinatura que libera recursos exclusivos para os empresários. O WhatsApp Business já atrai mais de 200 milhões de usuários ativos por mês.

Em fevereiro, a Meta revelou ajustes nos preços dos planos e nos tipos de mensagens disponíveis no WhatsApp Business Premium, justamente com o objetivo de incrementar as receitas. As categorias atualizadas abrangem utilitários, autenticação (para o envio de códigos de acesso únicos), promoções e interações iniciadas pelo cliente.

Fontes: TechCrunch e Financial Times

Sobre o Autor

Avatar de Felipe Alencar
Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X