Finalmente o novo recurso de canais do WhatsApp chegou ao Brasil! Depois de 3 meses desde o anúncio global, o novo recurso já está começando a aparecer para smartphones no território brasileiro depois de um anúncio oficial feito pelo próprio Mark Zuckerberg.
Além do Brasil, mais 150 países também começam a ter acesso a nova funcionalidade do mensageiro, que permite que os usuários tenham acesso rápido e direto a mensagens sobre um grupo ou assunto.
Leia também:
WhatsApp Beta revela integração com outros apps mensageiros e novos filtros
WhatsApp libera o envio de vídeos em HD; veja como ativar
O que são e como funcionam os canais do WhatsApp
A novidade foi anunciada em um vídeo postado por Mark Zuckerberg em seu próprio canal, explicando que a ferramenta vai manter a privacidade dos usuários. “Quando você reagir ou seguir um canal, isso não irá revelar seu número de telefone para ninguém mais”, revelou o CEO da Meta.
Os canais do WhatsApp funcionam como um canal direto entre administradores e usuários, como uma conversa privada onde são postadas novidades e anúncios sobre um determinado tema, a depender de cada canal.
“Conversa”, entre aspas, porque só é possível receber as mensagens, não é possível enviar. Ele funciona como um recurso de comunicação em massa, quando são enviadas mensagens diretas para diversos participantes, que podem conferir o conteúdo ou até mesmo reagir quando preciso.
Já existe uma função semelhante no Instagram, onde principalmente influenciadores formam seus canais para enviar mensagens sobre novidades dos seus trabalhos para os seguidores como em uma conversa privada. Lembrando que é apenas para avisos e não para interação.
Em breve o mensageiro vai permitir a edição de mensagens por parte dos administradores dos canais e até mesmo um diretório com os principais canais a depender da região ou das atividades em cada local. Confira as novidades anunciadas no blog oficial do WhatsApp:
- Diretório aprimorado: agora você pode encontrar canais para seguir que são filtrados automaticamente com base no seu país. Também é possível ver canais novos, mais ativos e populares com base no número de seguidores.
- Reações: você pode reagir usando emojis para dar feedback e ver o número total de reações. Os seguidores não verão como você reagiu.
- Edição: em breve, os administradores poderão fazer alterações nas Atualizações por até 30 dias. Após esse período, elas serão automaticamente excluídas dos nossos servidores.
- Encaminhamento: sempre que você encaminhar uma Atualização para uma conversa ou um grupo, ela incluirá um link para o canal correspondente. Assim, as pessoas poderão descobrir mais informações.
Lembrando que a novidade chegou oficialmente em junho desse ano, mas apenas para poucos países como Singapura e Colômbia. Em julho chegou para mais 8 países e agora ela foi liberada em massa para mais de 150 países, incluindo o Brasil.
Por enquanto ele ainda não está disponível para todos, mas a empresa prometeu que nas próximas semanas isso vai acontecer. Quando a criação dos canais, por enquanto ela está liberada apenas para parceiros, mas “nos próximos meses” será liberada para todos os usuários que quiserem criar seus próprios canais.
Fonte: WhatsApp
Deixe seu comentário