Nesta quinta-feira (27) o WhatsApp, um dos apps de mensagens mais populares do mundo, anunciou a introdução de mais uma funcionalidade no mensageiro. Estou falando da capacidade de enviar mensagens em vídeos curtos, de até 1 minuto. A novidade é bem similar ao recurso de envio de áudios, mas ao invés de uma mensagem de voz, você manda uma mensagem em vídeo.
Obviamente que esta é uma função que o Telegram já tem há um bom tempo. Inclusive a maneira de usar é exatamente igual nas duas plataformas. Nos próximos parágrafos dou mais detalhes sobre esta novidade do WhatsApp.
Leia também
LuzIA: IA parecida com o ChatGPT e que funciona pelo WhatsApp/Telegram chega ao Brasil
Agora você não precisa mais adicionar o número da pessoa para mandar mensagem no WhatsApp
Como funciona o envio de mensagens em vídeos curtos
Como já mencionamos no começo da matéria, as mensagens em vídeo terão uma duração máxima de 60 segundos. Bem diferente dos áudios, né? Tem gente que manda praticamente um podcast no WhatsApp.
Mas enfim, esse limite não é somente bem-vindo, mas necessário. Afinal de contas, um vídeo é bem mais pesado do que um arquivo de áudio. Vídeos muito grandes podem demorar para baixar ou até mesmo consumir boa parte da franquia de dados do usuário.
O processo para gravar uma mensagem em vídeo é bem intuitivo. Ao pressionar o ícone de microfone, os usuários verão um botão no formato de uma câmera. Basta tocar nele para alternar para o modo de vídeo. Uma vez no modo de vídeo, basta pressionar e segurar para começar a gravar. Assim como acontece nos áudios, você pode “travar” o botão de gravação caso queira filmar com as mãos livres.
Novidade está sendo liberada gradualmente
Os vídeos são exibidos de forma elegante dentro das conversas. Eles aparecem como miniaturas circulares que, quando tocadas, são reproduzidas automaticamente. Um ponto positivo é que os vídeos são reproduzidos sem som por padrão. Para ativar o áudio, basta tocar no vídeo.
As mensagens de vídeo também são protegidas com a mesma criptografia de ponta a ponta que o aplicativo usa para mensagens de texto e voz. Isso garante que apenas o remetente e o destinatário possam ver ou ouvir a mensagem, garantindo a privacidade dos usuários.
O recurso já começou a ser lançado de forma gradual. Ele deve estar disponível globalmente nas próximas semanas. Se você ainda não recebeu, verifique se você está com a versão mais recente do WhatsApp instalada. Em caso positivo, basta chegar o novo recurso ser liberado para você.
Fonte: WhatsApp
Deixe seu comentário