O WhatsApp começou a testar uma nova do usuário se blindar contra Fake News, que são repassadas a rodo através do aplicativo que é o mensageiro instantâneo mais utilizado no mundo. O recurso, como reportou o WinBeta, é a possibilidade de realizar uma busca por imagens. Isto é, ao receber uma imagem, devido a integração com o mecanismo de busca do Google, o app irá abrir o navegador e o envio para o buscador será feito, com o intuito de conferir se a imagem é verdadeira, com base nos dados já indexados, ou se é uma montagem.
O WinBeta diz que o recurso foi encontrado na versão Beta do WhatsApp, código 2.19.73. A função, que ainda não disponível para os usuários, aparece em um menu de contexto ao selecionar uma imagem. Em sua versão em inglês a função é chamada “Search Image”.
Após clicar nessa opção surge uma nova caixa dizendo que sera feito o upload dessa imagem para o Google. Além do sentido de coibir Fake News o recurso também pode ser utilizado para outras finalidades, como encontrar links na web em que a tal imagem enviada está presente.
Ainda não foi confirmado quando o recuro chegará aos usuários.