Além de anunciar o selo de verificação para empresas, a Meta revelou também uma novidade bem interessante para o WhatsApp (ao menos para os perfis comerciais). Estou falando da nova funcionalidade empresarial denominada “Flows“.
Através dessa ferramenta, empresas poderão contar com uma interface mais sofisticada para a compra de produtos ou aquisição de serviços diretamente pelo aplicativo. Alguns bons exemplos são selecionar lugares em voos ou agendar horários para consultas médicas. Nos próximos parágrafos eu dou mais detalhes sobre esta novidade do WhatsApp.
Leia também
Você pagaria para se livrar dos anúncios no Facebook e Instagram? Na Europa isso pode ser uma realidade
Facebook e Instagram vai mostrar alerta de crianças desaparecidas por perto
O que é o WhatsApp Flows?
A Meta afirma que o Flows possibilita a “capacidade de criar experiências ricas e personalizadas“. O que isso quer dizer, na prática? A companhia se refere a interfaces e formulários que normalmente encontramos em sites e aplicativos de empresas de aviação, seguradoras e varejistas, entre outros.
O objetivo é transformar o WhatsApp em um meio de vendas mais completo e customizado, eliminando a necessidade de interação constante com um representante humano para atendimento ao cliente. Hoje em dia, o app de mensagens já é um forte canal de vendas, mas exige que os atendentes humanos estejam sempre disponíveis.
Com o WhatsApp Flows, o usuário não terá que acessar um site externo para fazer sua escolha de assento, nem precisará dialogar com um vendedor ou atendente para determinar o horário mais conveniente para uma consulta médica ou para a compra de algum produto.
O próprio WhatsApp se encarregará de exibir essas alternativas de forma mais estruturada e interativa.
“Há muitas possibilidades, e as empresas podem facilmente aproveitar os blocos que criamos para construir suas experiências únicas“, declarou Mark Zuckerberg, diretor-executivo da Meta.
Nikila Srinivasan, Vice-Presidente de Business Messaging da Meta, fez o seguinte comentário sobre esta novidade:
“Em nossos primeiros testes, ouvimos de empresas de vários setores como esse recurso será uma virada de jogo para seus negócios e permitirá que elas façam mais com seus clientes sem precisar sair de uma conversa no WhatsApp, onde as pessoas e empresas fazem negócios”.
Duas empresas brasileiras participaram dos testes
De acordo com a Meta, duas corporações brasileiras participaram do teste inicial dessa nova funcionalidade do WhatsApp. O Banco Pan empregou o Flows em negociações com clientes interessados em obter empréstimos. Isso é até interessante, já que empréstimo exige um certo nível de confiança do cliente.
O Consórcio Magalu utilizou a ferramenta de duas maneiras. Clientes em potencial podiam marcar consultas com assessores através de uma interface criada no Flows. Clientes já existentes podiam fazer login, acessar boletos e realizar ofertas, tudo através do aplicativo de mensagens.
Selo de verificação do Facebook e Instagram para empresas
O anúncio ocorreu durante o evento Meta Conversations 2023, realizado em Mumbai, Índia. Mark Zuckerberg também divulgou a extensão do Meta Verified para o setor empresarial.
Caso você não tenha ficado sabendo, vai funcionar assim. A “versão business” do selo de verificação abrangerá apenas o Instagram e o Facebook. O custo para uma única plataforma é de US$ 22 mensais (aproximadamente R$ 107).
Porém, caso a empresa queira ser verificada em ambas as plataformas, há um desconto, custando US$ 35 (cerca de R$ 170). O serviço ainda não está acessível no Brasil, no entanto.
Zuckerberg indicou que o Meta Verified também será aplicável ao WhatsApp no futuro. Atualmente, somente grandes empresas — como bancos e operadoras de telecomunicações — possuem um distintivo verde no aplicativo de mensagens. O selo de verificação juntamente com o recurso “Flows” tornarão o WhatsApp uma ferramenta realmente bem útil, versátil e completa para empresas de todos os tamanhos.
Fonte: Meta
Deixe seu comentário