Após 10 anos de mercado livre de publicidade, o WhatsApp confirmou que passará a exibir anúncios a partir de 2020. Incorporando a publicidade na função Status, similar ao Instagram Stories, outra rede social de posse de Mark Zuckerberg. Durante o Facebook Marketing Summit 2019, realizado ontem (22) em Rotterdam, na Alemanha, foram divulgados os detalhes de como será implementada a publicidade no mensageiro instantâneo mais utilizado no mundo.
Atualmente o WhatsApp conta com aproximadamente 1,5 bilhão de usuários em todo o mundo. Uma das funções mais populares no app atualmente é o Status. Similar ao Stories no Instagram, essa função garante que conteúdos publicados pelos usuários sumam após 24 horas. O sucesso do Status é um fato: mais de 450 milhões de usuários do WhatsApp utilizam o recurso diariamente. Será justamente o Status o ponto inicial para a exibição de propaganda no Whats. Quando você alternar entre os Status de seus amigos, aparecerá aquelas que foram patrocinadas por empresas, com links que o usuário poderá ser direcionado para a página do produto ou determinada campanha.
WhatsApp will bring Stories Ads in its status product in 2020. #FMS19 pic.twitter.com/OI3TWMmfKj
— Olivier Ponteville (@Olivier_Ptv) 21 de maio de 2019
And richer message formats for businesses pic.twitter.com/QWFJ2PVF7i
— Olivier Ponteville (@Olivier_Ptv) 21 de maio de 2019
WhatsApp product catalog will be integrated with already existing Facebook’s catalog. #FMS19 pic.twitter.com/ORVaijuDsr
— Olivier Ponteville (@Olivier_Ptv) 21 de maio de 2019
No evento foi confirmado que haverá uma ferramenta específica para publicidade, que auxiliará as empresas na inserção de anúncios. Futuramente pode ser que a publicidade também acabe sendo exibido dentro das conversas.