WhatsApp é o aplicativo mais utilizado na pandemia, aponta estudo

Uma pesquisa do Núcleo de Marketing e Consumer Insights – NUMA – formado por professores e alunos da ESPM, avaliou o uso de aplicativos durante a pandemia de covid-19. O objetivo do estudo era entender o impacto da utilização dos apps na rotina dos consumidores no decorrer do período de isolamento social.

Segundo a pesquisa do NUMA, o aplicativo de troca de mensagens WhatsApp foi, disparado, o mais utilizado — 97% das pessoas consultadas afirmaram utilizá-lo durante a quarentena. Em seguida, vêm o Instagram (88%) e o YouTube (75%). O app de streaming de filmes da Netflix foi o mais usado por 68% dos entrevistados, e a plataforma de reuniões virtuais Zoom por 52% da amostra. O app de delivery do iFood foi o mais usado de sua categoria por 41% dos pesquisados. (A pesquisa considerou respostas múltiplas.)

É possível fazer uma relação dos aplicativos mais utilizados com as experiências mais buscadas pelo consumidor nesses tempos de pandemia. Distração ficou na liderança com 73%, seguida por bem-estar (58%), sentimentos positivos (56%) e controle da ansiedade (48%).
Por meio de técnicas de análise estatística e correlação de dados, a pesquisa identificou alguns sentimentos provocados pelos aplicativos durante o seu uso. “Nas mulheres há um aumento da ansiedade, do estresse e do cansaço, e os homens apresentam mais sentimentos positivos”, diz Helder Haddad, professor e pesquisador do NUMA ESPM. Sobre o perfil etário é possível identificar que pessoas acima dos 45 anos usam mais os aplicativos para manter contato com amigos e familiares, pessoas entre 25 e 34 anos são as que mais pedem comida por aplicativos e os mais jovens, de até 17 anos, preferem apps de filmes, séries e vídeos.
Na amostra de 387 respondentes, 60% são mulheres, 51% são estudantes e 27% têm renda familiar mensal acima de 20 000 reais.

Confira aqui alguns dados da pesquisa (respostas múltiplas):

Aplicativos Mais Utilizados

  • 97% WhatsApp
    88% Instagram
  • 75% YouTube
  • 68% Netflix
  • 55% Facebook
  • 52% Zoom
  • 41% iFood
  • 24% Amazon Prime Video
  • 23% TikTok
  • 16% Microsoft Teams
Utilidade dos Aplicativos

  • 77% Passar o tempo vendo vídeos
  • 73% Conversar com amigos e família
  • 50% Trabalhar em casa
  • 49% Estudar em casa
  • 41% Reduzir o estresse
  • 38% Aprender algo novo
  • 37% Pedir comida delivery
  • 18% Fazer compras
  • 14% Jogar em grupo
  • 4% Outros
Sensações Relacionadas ao Uso dos Apps

  • 73% Distração
  • 58% Bem-estar
  • 56% Sentimentos positivos
  • 48% Ansiedade
  • 48% Produtividade
  • 41% Cansaço
  • 38% Estresse
  • 28% Solidão
Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Localize algo no site!