Conforme já havíamos alertado aqui o WhatsApp passou a tomar medidas mais duras com aqueles que utilizam aplicativos que prometem complementar a experiência com o mensageiro instantâneo. Os mais populares são: GB WhatsApp e WhatsApp Plus. Apps dessa categoria violam os termos de serviço do WhatsApp.
O WhatsApp comunicou que o banimento temporário da conta poderia acontecer para aqueles que utilizam estes aplicativos, e assim começou a ser feito. Inicialmente o bloqueio é de 20 minutos. Um cronômetro com uma contagem regressiva é exibido para o usuário, juntamente com a mensagem: Você está temporariamente banido do WhatsApp por violar os Termos de Serviço”.
Banned in YoWa @WABetaInfo pic.twitter.com/sjw2W5QzQv
— Hari Mohan (@Harkita04) 30 de abril de 2019
Após o “castigo” de 20 minutos os usuários do GB WhatsApp conseguem voltar a utilizar o app, mas e aí que as coisas pioram. Os bloqueios seguintes vão adicionando 20 minutos ao tempo inicial. Então o segundo bloqueio é de 40 minutos o terceiro de 60 e assim vai.
Além do GB WhatsAppe o WhatsApp Plus não serem aplicativos “certificados”, eles podem acabar expondo o usuário a uma enxurrada de brechas de segurança, já que eles não tem o mesmo nível de proteção oferecido pelo WhatsApp original.