WhatsApp: Agora você pode criar um código secreto para proteger conversas específicas

WhatsApp: Agora você pode criar um código secreto para proteger conversas específicas

O WhatsApp anunciou na última quinta-feira (30) que o recurso Chat Lock está sendo liberado para todos os usuários. A novidade, que estava sendo testada desde maio, possibilita o bloqueio de conversas individuais através de senhas.

A funcionalidade, segundo Mark Zuckerberg, CEO da Meta, vai aumentar a privacidade dos usuários no aplicativo de mensagens, que é o mais usado no Brasil.

Leia também
WhatsApp volta com recurso de envio de mensagens de visualização única no computador
Agora você pode fazer login no WhatsApp com o seu e-mail, por enquanto só no iPhone

Como funciona o código secreto do WhatsApp

Código Secreto WhatsApp

Para ativar o bloqueio por senha, é necessário entrar no chat desejado, ir até os ajustes e selecionar a opção “Ocultar conversa”. Vale destacar que os chats ocultados são armazenados em uma seção específica do aplicativo. Após isso, o usuário deve escolher criar uma senha, chamada no aplicativo de código secreto.

Não custa lembrar que já faz alguns meses que o WhatsApp disponibiliza a opção de bloquear o acesso ao app inteiro com uma senha. Esta nova ferramenta, no entanto, permite um controle mais detalhado de cada conversa.

A Meta informa que, para acessar uma conversa protegida, o usuário deverá usar a barra de busca e digitar a senha correspondente. Mas também existe a possibilidade de deixar as conversas ocultas sem senha. Dessa forma, para visualizá-las, basta acessar a área respectiva aos chats ocultos. O que não faz muito sentido, convenhamos.

Quando o usuário oculta uma conversa, além dela não aparecer mais na tela principal do aplicativo, o conteúdo das notificações também é omitido. Portanto, se aquele contato secreto te enviar uma mensagem, apenas a notificação de nova mensagem vai aparecer, mas sem revelar o teor da mensagem.

Mais privacidade para os usuários 

Mark Zuckerberg ressaltou a importância do recurso para a privacidade dos usuários, especialmente para aqueles em situações delicadas que precisam proteger contatos essenciais. Ou, então, esconder as “coisas de errado” que anda fazendo.

Estamos implementando o código secreto para bloqueio de conversas no WhatsApp para que você possa proteger suas conversas com uma senha exclusiva. Agora você pode configurar suas conversas bloqueadas para aparecerem apenas quando você digitar o código secreto na barra de pesquisa, para que ninguém possa descobrir involuntariamente suas conversas mais privadas”, explicou o CEO da Meta.

A seção de chats bloqueados pode ser mantida visível ou não pelo usuário. Para encontrar uma conversa oculta, serão necessários métodos “secretos”. Anteriormente, apenas o PIN do dispositivo era utilizado para essa finalidade. Caso o usuário opte por não ocultar a pasta de conversas protegidas, não será necessário usar senha para acessá-la.

Em comunicado à imprensa, o WhatsApp também mencionou que continuará implementando melhorias nessa funcionalidade. Uma possível novidade é a notificação de capturas de tela no Android 14. Outro aprimoramento no recurso de bloqueio de chats é a possibilidade de restringir o acesso a uma conversa específica, simplesmente pressionando-a na lista de chats.

Código Secreto WhatsApp

Quando estará disponível

Como de costume, a implementação desses recursos no WhatsApp ocorrerá gradualmente. Caso ainda não estejam disponíveis para você (criação de senha e novo método de bloqueio de conversas), aguarde um pouco mais.

Como a novidade está sendo liberada de maneira gradual, pode ser que demore para alguns usuários terem acesso ao recurso. Vale lembrar que essas funções não estão disponíveis no WhatsApp para Desktop ou Web.

Fonte: WhatsApp

Sobre o Autor

Avatar de Felipe Alencar
Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X