O Grupo Volkswagen anunciou hoje (11) que iniciou uma pareceria com a Microsoft para acelerar o desenvolvimento de veículos autônomos.
A montadora alemã já trabalhou de maneira conjunta com a Microsoft na computação em nuvem dos veículos conectados. Agora, o próximo passo desta parceria são os carros autônomos.
A ideia é unir o conhecimento da Volkswagen em veículos autônomos ao avançado sistema de computação em nuvem da Microsoft para criar o que a montadora chama de ADP (Plataforma de Condução Automatizada).
A Car.Software, subsidiária do Grupo Volkswagen, irá trabalhar com a Microsoft nessa empreitada, que irá utilizar o ADP no Microsoft Azure, para aumentar a eficiência nas funcionalidades dos veículos.
Sendo assim, a Volkswagen executa seus planos para entrar na era da mobilidade digital, desenvolvendo carros conectados e, agora, tecnologia para veículos autônomos.
A montadora está desenvolvendo seu sistema operacional, o VW.OS, para conectar os carros através de sua unidade da Car.Software.
Dirk Hilgenber, presidente da Car.Software, afirma que esses projetos estão transformando o Grupo Volkswagen em um provedor de mobilidade digital, aumentando a eficiência do software da empresa de maneira contínua.
O vice-presidente da divisão de Inteligência Artificial e Computação em Nuvem da Microsoft, Scott Guthrie, enxerga o novo empreendimento como a “próxima evolução” do trabalho da empresa com a Volkswagen.
De acordo com ele, isso irá potencializar a transformação da montadora em uma empresa provedora de mobilidade digital.
Como será o trabalho da Volkswagen com a Microsoft?
Para criar veículos autônomos, a Volkswagen terá que utilizar a estrutura de computação, IA e data science, pois é algo que requer o gerenciamento de uma quantidade gigantesca de dados.
Para os testes e simulações, será necessário gerenciar, diariamente, Petabytes de dados sobre condições de clima, estrada, detecção de óbstaculo e comportamento de motoristas.
Portanto, a Car.Software e a Microsoft irão utilizar o aprendizado de máquina para simplificar essas etapas através de dados adquiridos dos veículos conectados da Volkswagen.
A estrutura da Microsoft Azure, contando com aprendizado de máquina e gerenciamento de dados, irão permitir que o a Car.Software acelere as etapas de desenvolvimento.