A VMware finalizou a aquisição da Pivotal Software anunciada em agosto. O Pivotal será integrado ao novo departamento da Modern Applications Platform e preenche uma lacuna importante no portfólio da companhia
A VMware está no meio de sua transformação, de pura especialista em máquinas virtuais para um player nativo da computação em nuvem, que pode gerenciar sua infraestrutura, independentemente da localização. A aquisição da Pivotal , no valor de US $ 2,7 bilhões , está alinhada com as duas aquisições anteriores deste ano da Heptioe Bitnami.
A VMware, junto com a controladora Dell Technologies, já detinha dois terços das ações da Pivotal antes do acordo. A VMware assumiu os interesses da Dell por meio de uma troca de ações e pagou US $ 15 cada uma pelas ações restantes negociadas na Bolsa de Nova York.
Agora que o Pivotal pertence à VMware, a empresa está sendo integrada ao novo departamento da Modern Applications Platform. Esse departamento é liderado por Ray O’Farrell, um veterano com 16 anos de VMware que anteriormente assumiu o papel de CTO especialista em virtualização.
Em uma postagem no blog, O’Farrell fornece mais explicações sobre a aquisição e como o Pivotal se encaixa na linha VMware. O objetivo é oferecer um portfólio com ferramentas para criar aplicativos, por um lado, e gerenciar a infraestrutura na qual esses aplicativos são executados, por outro. Para isso, o Pivotals Application Service, um kit de ferramentas PaaS baseado no Cloud Foundry e sua versão comercial da popular estrutura de desenvolvimento Spring são de particular interesse da VMware.