Visando mais lucros, Sony acelerará lançamentos de games do PlayStation no PC

Visando mais lucros, Sony acelerará lançamentos de games do PlayStation no PC

A Sony está visando uma nova estratégia que pode trazer uma mudança significativa na forma como seus exclusivos do PlayStation são lançados para PC.

O presidente da empresa, Hiroki Totoki, indicou durante uma sessão de perguntas e respostas, após a divulgação dos resultados financeiros na quarta-feira, que a empresa está considerando encurtar o tempo entre os lançamentos de seus jogos exclusivos para PlayStation e suas versões para PC.

Leia também:

Em parceria com a Sony, Nintendo anuncia live-action de Zelda
Jogo de Indiana Jones deverá chegar ao PS5 pouco tempo depois do Xbox

Jogos do PlayStation chegarão mais rápido ao PC

PlayStation

Totoki deixou muito claro que a decisão visa aumentar os lucros da empresa, impulsionando assim seu desempenho financeiro. Ele afirmou que pretende ser “agressivo na melhoria do desempenho de nossa margem”.

O presidente da Sony destacou que os jogos “multiplataforma” terão um papel crucial nessa estratégia, embora tenha esclarecido que, ao se referir a “multiplataforma”, está falando especificamente sobre lançamentos para PlayStation e PC, e não para consoles rivais como o Xbox ou Switch.

Quando questionado sobre a diferença entre os lucros da Sony e o aumento da receita bruta, Totoki apontou o hardware e os jogos first-party como áreas de foco. Ele reconheceu que a redução de custos de hardware durante este ciclo de console tem sido desafiadora, sugerindo que os consumidores não devem esperar por cortes permanentes nos preços dos consoles.

O presidente da Sony insinuou que uma maneira de impulsionar a margem de lucro é capitalizar ainda mais em seus títulos de renome da PlayStation Studios, como Marvel’s Spider-Man 2 e God of War: Ragnarok. Ele destacou a importância de expandir a presença desses jogos para outras plataformas, como computadores, e sugeriu que isso poderia impulsionar ainda mais os lucros operacionais da empresa.

“No passado, queríamos popularizar os consoles, e o principal objetivo de um título first-party era popularizar o console”, disse Totoki, “Isso é verdade, mas há uma sinergia, então se você tem um conteúdo first-party forte — não apenas em nosso console, mas também em outras plataformas, como computadores — um first-party [jogo] pode crescer com multiplataforma, e isso pode ajudar a melhorar o lucro operacional, então é outra coisa que queremos trabalhar proativamente”.

Tempo entre lançamentos já vinha encurtando antes

PlayStation

Essa nova abordagem pode trazer uma mudança em relação às declarações anteriores do chefe da PlayStation Studios, Herman Hulst, que sugeriu que os jogadores de PC teriam que esperar pelo menos um ano antes de verem os exclusivos do PlayStation em suas plataformas.

Porém ainda é cedo para afirmar isso, já que Totoki não especificou se os futuros lançamentos, como o aguardado jogo do Wolverine, seguiriam essa nova estratégia, e nem se a janela tempo entre o lançamento no console e no computador iria diminuir para menos de 1 ano de fato.

Só para lembrar, tanto o God of War (2018) quanto o primeiro Marvel’s Spider Man levaram cerca de 4 anos para chegar ao PC. Já o Marvel’s Spider Man: Miles Morales levou cerca de 2 anos, assim como acontecerá com o Horizon Forbidden West, que chegará ao PC no dia 31 de março. Isso já mostra que a Sony já estava trabalhando nessa diminuição do tempo de espera.

Além disso, a empresa já deu outros sinais de sua disposição para explorar esse mercado. Recentemente, o lançamento simultâneo de Helldivers 2 para PS5 e Windows resultou em um aumento significativo no número de jogadores simultâneos da PlayStation Studios no Steam, superando títulos aclamados como God of War (2018) e The Last of Us Part I.

Embora ainda não haja confirmação oficial sobre como essa estratégia será implementada, a indicação de Totoki sugere que a Sony está se preparando para uma mudança significativa em sua abordagem de lançamento de jogos.

Com Totoki assumindo como CEO interino da Sony Interactive Entertainment em abril no lugar de Jim Ryan, fica claro que a empresa está pronta para explorar novas oportunidades e expandir ainda mais sua presença no mercado de jogos.

Fonte: engadget

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X