A empresa suíça Comphya criou o que está sendo chamado de “viagra eletrônico”. O brasileiro Rodrigo Araújo é um dos pesquisadores por trás do projeto e ajudou no desenvolvimento do dispositivo.
O aparelho, conhecido como CaverSTIM, é um neuroestimulador que promete auxiliar pessoas com disfunção erétil que não têm sucesso com tratamentos via oral, ou seja, os medicamentos tradicionais. Ele consiste em um gerador de pulso implantado na região pélvica para ativar e recuperar os nervos envolvidos na ereção.
Depois de implantado, o dispositivo pode ser controlado à distância pelo médico, que ajusta o sistema para cada caso, e pelo próprio usuário, que pode ligá-lo usando um controle remoto para induzir a ereção.
O CaverSTIM possui uma bateria recarregável e componentes eletrônicos que produzem um sinal para estimulação elétrica. A ideia é que ele atue como uma terapia de reabilitação, permitindo ao paciente voltar à sua rotina normal depois de alguns meses sob cuidados médicos.
O dispositivo ainda está em fase de testes. O primeiro implante foi realizado em agosto do ano passado no hospital Royal Melbourne (RMH), na Austrália, em colaboração com o Centro Australiano de Próteses.
O vídeo abaixo mostra como o implante e o dispositivo funcionam:
Inicialmente, o CaverSTIM é direcionado a pacientes que passaram por cirurgia de retirada da próstata. Ainda não há detalhes sobre quando o produto estará disponível no mercado.
Fontes: Australian Prostate Centre
Deixe seu comentário