Mirando o 8K: VESA anuncia versão 1.4 do DisplayPort

display

A VESA (Vídeo Electronics Standards Association), orgão responsável pelo desenvolvimento de diversos padrões relacionados a computadores e periféricos de vídeo anunciou a versão 1.4 do padrão de vídeo DisplayPort, a maior atualização desde 2014, quando surgiu a versão 1.3. 

A nova versão como era de se esperar acompanha as novas tendências como a compatibilidade com o USB 3.1 Tipo-C, suporte a resolução 8K (7680×4320 pixels ) a 60 Hz, HDR, além do 4K a 120 Hz. o novo padrão mantém a mesma largura de banda em relação ao DisplayPort 1.3 (32.4 Gbps), porém há o acréscimo da tecnologia DSC (Display Stream Compression), permitindo uma taxa de compressão 3: 1 sem perda de qualidade. 

CES 2016- LG apresenta TV 8K de 98 polegadas

CES 2016 -Samsung apresenta TV de 98 polegadas com resolução 8K

Japan Display anuncia display de 17 polegadas com resolução 8K

display 2

Novas aplicações estão exigindo que o contéudo seja exibido com a melhor resolução, maior gama de cores e aumento da gama dinâmica. Os consumidores estão reconhecendo o valor e a facilidade do uso de multiplos monitores em uma interface, que é outra área que estamos abordando nessa nova versão, graças as melhorias do MST. Acreditamos que as ferramentas fonecidas nessa noa versão do DisplayPort permitirá um salto quântico na qualidade de exibição, compressão (graças a tecnologia DSC), transporte de áudio e contéudo do vídeo, disse Alan Kobayashi, presidente da VESA.

O apoio ao MST (Multi-Transport Stream) permite o suporte a configurações que envolvam de multiplos monitores ao mesmo tempo. Como o DisplayPort compreende o audio além do vídeo, a VESA também implementou melhorias em relação ao aspecto sonoro, incluindo a capacidade de suportar 32 canais a uma taxa de amostragem de 1.536 Hz, além da inclusão de todos os formatos de áudio conhecidos.

Fonte(s): VESA

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Localize algo no site!