Empresas na China estão usando versões modificadas da da RTX 4090D com 48 GB de VRAM

Empresas na China estão usando versões modificadas da da RTX 4090D com 48 GB de VRAM

Devido às restrições de exportação dos EUA, placas de vídeo de ponta, como a RTX 4090, não estão disponíveis na China. A alternativa da NVIDIA foi lançar uma versão modificada, atendendo o que o governo dos EUA determina, permitindo que a placa seja vendida em solo chinês. Essa versão é a RTX 4090D, lançada no ano passado.

A modificação da modificação


Já que a placa é uma modificação em torno da RTX 4090, por que não apostar em mais uma customização? Isso é que o empresas chinesas estão fazendo.

Segundo viralizou no X, empresas na China que alugam poder computacional em GPU via nuvem, estão disponibilizando, via servidor, RTX 4090D com 48 GB GDDR6X de VRAM.  Lembrando que essa placa em sua versão original tem 24 GB GDDR6X.

Aluguel de poder computacional

Outra opção modificada disponível é a RTX 4080 Super. Foi listada uma versão dessa placa com 32 GB GDDR6X (o modelo padrão tem 16 GB). O custo para uma hora de operação com essa GPU seria de apenas 3 centavos. O serviço está disponível apenas para cidadãos chineses. Telefone fixo e identidade local são pré-requisitos. Portanto, pessoas de outros países não conseguem usar esse serviço.

Embora não seja a solução ideal em relação ao uso para aplicações ligadas com IA, em que aceleradores específicos, como o H100 da NVIDIA, ou o Instinct M300 da AMD, algumas empresas já estão apostando nesse serviço de aluguel de poder computacional baseado em placas da série RTX modificadas.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X