Ao longo dos anos o Google Chrome tem se firmado como o navegador preferido da grande maioria dos usuários, ultrapassando rivais que no passado tiveram alta relevância, como o Internet Explorer e o Mozilla Firefox. Globalmente o navegador do Google corresponde a 53.98% de mercado, de acordo com a Clicky Web Analysis. Se trouxermos a medição para o público brasileiro a vantagem do Chrome é ainda maior: 65,27% de mercado. A vantagem é tão expressiva que o segundo colocado, o Mozilla Firefox, aparece com 23,73%.
Parte desse sucesso está relacionada a integração com os demais serviços do Google, e os avanços em termos de funcionalidades registrados em cada nova versão. Porém um quesito ainda enfurece muitos usuários: o consumo de RAM do browser. Mas de acordo com o Google em dezembro esse jogo irá virar e de forma bem expressiva. A versão 55 do Google Chome promete reduzir o consumo de memória RAM em até 50%. Um presente de natal e tanto em!
Em testes com sites como o Reddit, Twitter e The New York Times foi registrado 50% de redução no processo “heap momory” e 40% no “zone memory”. Para conseguir tal feito a gigante das buscas atribui a um novo motor Javascript, que permite que o Chome consiga ter um poder de racionalização maior, trabalhando com eficiência, mas sem exigir muito no consumo de recursos. O gráfico abaixo mostra a média de RAM consumida em relação ao Google Chrome 53 e o 55.
Embora a redução de RAM não irá atingir em todos os casos uma redução tão drástica que bata na casa dos 50%, esses avanços da nova versão do Chrome sem dúvidas irão beneficiar usuários e estabelecimentos que utilizam o browser para os seus afazeres em computadores modestos em relação a configuração.
A previsão é que o Google Chrome 55 seja lançado no dia 06 de dezembro. Está ansioso? Deixe seu comentário abaixo.